Câmara

Eleição da Nova Mesa Diretora da Câmara do Recife deve reconduzir maioria

Maior novidade da eleição na casa deve ser de Romerinho Jatobá (PROS) na 1ª secretaria da Câmara do Recife

Antônio Gabriel Machado
Antônio Gabriel Machado
Publicado em 01/11/2018 às 8:24
Chico Porto/JC Imagem
FOTO: Chico Porto/JC Imagem

A eleição da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal do Recife para o biênio 2019-2020, marcada para esta quinta-feira (1º), não deve trazer muitas surpresas. Devido a uma série de costuras entre os parlamentares, a composição da Comissão Executiva irá manter a proporcionalidade de participação dos partidos. O presidente da Casa José Mariano, o vereador Eduardo Marques (PSB) deverá ser reconduzido para o seu segundo mandato. Para a 1ª vice presidência, o indicativo é que o vereador Carlos Gueiros também seria reeleito, mas um episódio ocorrido ontem na sessão plenária levantou a possibilidade de um bate-chapa do PSB na disputa por essa vaga.

A vereadora Natália de Menudo (PSB) subiu a tribuna da Câmara nessa quarta-feira (31) para reivindicar a 1ª vice-presidência da Casa. Segundo ela, há um acordo entre os parlamentares do PSB por uma alternância entre os vereadores socialistas na composição da Mesa Diretora e para que ela ocupe a posição de Carlos Gueiros, conforme acertado na eleição anterior. "Exijo respeito, pois sou uma vereadora que tem lutado em favor de um protagonismo político do PSB. Tenho coragem suficiente para bater chapa e me contrapor a essa possível chapa que se forma nos bastidores desta Casa", afirmou a vereadora.

O vereador Carlos Gueiros (PSB) classificou o pleito de Natália como “legítimo”, mas disse desconhecer tal acordo mencionado por ela. “O partido deu a cada um uma missão. Se ela não concorda e quer outro lugar e se a casa quiser aceitar, o que eu posso fazer?”, questionou. Mas o socialista admitiu que essa divergência causa um mal estar dentro do partido. “O partido se reuniu para dar a vez aos vereadores e a ela se insurge contra a determinação do partido. Por mais que eu entenda, eu não vou negar que isso gera um certo desconforto”, contou.

Troca

O atual 3ª vice-presidente, Chico Kiko (PP) teve seu nome indicado pelo PP para a 2ª presidência após reunião na última terça-feira (30) com vereadores do partido, Romero Albuquerque (PP), Aline Mariano (PP) e Michele Collins (PP), e o presidente do PP-PE, o deputado federal Eduardo da Fonte (PP). Na reunião, Aline e Michele, que buscavam a vaga na Mesa Diretora, abriram mão do pleito. Neste caso, Fred Ferreira (PSC) abriria mão da 2ª secretaria para sair como 3º secretário. O PSC, partido de Fred, tem a segunda maior bancada da Casa juntamente com o PP, com quatro parlamentares. Com a saída do PSC da base do governador Paulo Câmara (PSB) no âmbito estadual, o partido no município também desembarca da base governista e assume uma posição de independência.

A novidade fica para a 1ª secretaria, que deve ser ocupada por Romerinho Jatobá (PROS) com a saída de Marco Aurélio (PRTB), eleito deputado estadual. Já o vereador Marcos Di Bria (PSDC) deve permanecer na 2ª secretaria. Chegou a ser especulado que Jairo Brito (PT) poderia abrir mão da 3ª secretaria, vaga indicada pela oposição, para dar lugar a Rinaldo Júnior (PRB), líder da bancada oposicionista. Mas Rinaldo nega, uma vez que permanece com a sua candidatura a presidência da Casa José Mariano. “Minha posição é do grupo”, cravou Rinaldo. A possibilidade de formação de uma chapa completa, segundo ele, ainda está sendo analisada. Para a vaga do PSB na suplência da secretaria, o partido deve indicar Maguari para substituir Aderaldo Pinto (PSB), mudança acordada anteriormente.