HOMENAGENS

Cemitérios do Recife esperam visita de 50 mil pessoas no Dia de Finados

Entre os túmulos mais visitados no Cemitério de Santo Amaro está o da Menina Sem Nome, encontrada morta na Praia do Pina há 38 anos.

Maria Luiza Falcão
Maria Luiza Falcão
Publicado em 02/11/2018 às 9:45
Arnaldo Carvalho/JC Imagem
FOTO: Arnaldo Carvalho/JC Imagem

Nesta sexta-feira (2), os cinco cemitérios públicos do Recife abriram em horário especial para atender aos amigos e familiares que desejam visitar túmulos onde os corpos dos seus entes queridos foram enterrados ou homenagear personalidades marcantes da história do estado. A expectativa da Emlurb, que administra as necrópoles, mais de 50 mil pessoas são aguardada até o fim desta sexta.

O diretor administrativo e financeiro da Emlurb, Adriano Freitas, afirma que a preparação dos espaços acontece de maneira antecipada. De acordo com ele, a manutenção para o dia de finados é feita com reforço da limpeza, pintura de meio-fio e poda reforçada, além do cuidado com a estrutura do evento.

Os cemitérios do Recife ficam abertos ao público até às 17h. Saiba mais na reportagem de Rafael Carneiro:

Amor e histórias

No Cemitério de Santo Amaro, 20 mil túmulos guardam memórias de vida e morte, incluindo artistas, personalidades e políticos que fizeram parte da história de Pernambuco. Personalidades como os ex-governadores Eduardo Campos, Agamenon Magalhães e Miguel Arraes, o percussionista Naná Vasconcelos, o ator e dramaturgo José Pimentel e a Menina Sem Nome.

A Menina Sem Nome, personagem da história popular do Estado, é um dos túmulos mais visitados. A criança aparentando 8 anos foi encontrada morta na manhã do dia 23 de junho de 1970, na Praia do Pina, Zona Sul da cidade. Estava com as mãos amarradas para trás e sem roupas. Em volta de seu pescoço, havia uma outra corda. O caso teve grande repercussão no Estado à época, mobilizando as forças policiais na caçada ao assassino.

Devotos da criança atribuem graças alcançadas, como cura para doenças e conquista de emprego. A dona de casa Tarsinele Francisca da Silva é uma das devotas. Ela levou brinquedos e doces para agradecer à Menina a aposentadoria do filho, que tem deficiência e havia tido o benefício negado pelo INSS. "Eu vim pedir à Menina Sem Nome e dois dias depois ligaram para mim dizendo que o benefício do meu filho havia sido aprovado", diz. Ela também afirma que pediu para que o marido conseguisse se empregar.

Programação

Ao longo deste dia 2, serão celebradas missas, cultos e apresentações artísticas no Cemitério de Santo Amaro, onde estão sepultadas dezenas de personalidades importantes para o Estado. Para homenagear e contar um pouco da história dessas pessoas, a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) disponibilizou placas que contam com a tecnologia do QR Code. Com a ajuda de um aplicativo de telefone, visitantes conseguem utilizar o código da placa para saber um pouco mais sobre a biografia da personalidade sepultada. Até agora, nove placas já foram colocadas.

Cemitérios do Recife

Santo Amaro

Missas: às 7h, 9h (terço), 10h (com Dom Fernando Saburido), 12h, 15h (terço) e 16h

Parque das Flores

Missas: às 8h, 11h, 14h e 16h (com Dom Fernando Saburido)

Várzea

Missas: às 7h e 10h
Culto evangélico: às 15h
Hinos e louvores: das 7h às 16h

Casa Amarela

Missas: às 7h, 10h e 16h