Redação do Enem 2018 é sobre manipulação de informações na internet

Para professores, tema traz pegadinha com as fake news. No ano passado, o Enem trouxe o tema “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”
Maria Luiza Falcão
Publicado em 04/11/2018 às 13:08
A disseminação de fake news caiu no Facebook e subiu no Twitter Foto: Pixabay


Pouco depois do início das provas do Enem 2018, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o tema da prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018: “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na Internet”.

Atenção na abordagem

Para a professora de redação Ana Cristina Verdasca, em entrevista ao Blog do Fera, é importante que os estudantes não abordem apenas fake news, mas principalmente o controle de dados. “A manipulação do comportamento se dá, justamente, por esse controle. Quem controla esse meio de comunicação? Com qual finalidade?”, questiona a professora. “O tema é bem aberto. É difícil haver fuga total do tema. O estudante precisa tocar na questão do interesse de quem controla a informação”, diz Ana Cristina. Ela ressalta que é preciso observar os textos de apoio que aparecem na prova de redação.

Professores apostam em tema social e dão dicas para redação do Enem

Tema técnico-social

Para fugir de posicionamentos pessoais-político-ideológicos, o Enem tem investido em temas mais técnicos ou que representam desafios para a sociedade atual. No ano passado, o tema escolhido foi “Desafios para a formacão educiacional de surdos no Brasil”. Na época, foram incluídos quatro textos para apoiar os estudantes. Entre eles estavam dados sobre alunos surdos no Brasil, um trecho da Constituição sobre o ensino universal, a adocão da língua de sinais como o segundo idioma do país e dados do Ministério Público do Trabalho sobre a exclusão dos surdos.

O texto deve ser dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas, e ser desenvolvido a partir da situação-problema e de subsídios oferecidos pelos textos motivadores. O texto dissertativo-argumentativo precisa ser opinativo e organizado para a defesa de um ponto de vista. A opinião do autor deve estar fundamentada com explicações e argumentos. Os critérios de correção da redação, com cinco competências, estão detalhados na Cartilha de Participante - Redação no Enem 2018.

As provas começaram às 13h30 e os participantes terão 5 horas de 30 minutos para resolvê-las. Aqueles com direito a tempo adicional e que solicitaram o recurso durante a inscrição terão uma hora a mais. Deficientes auditivos e surdos que optaram fazer a Videoprova Traduzida em Libras terão duas horas a mais de prova.

Enem

Veja os temas da redação de edições anteriores do Enem, desde que foi reformulado, em 2009:

Enem 2009: O indivíduo frente à ética nacional

Enem 2010: O trabalho na construção da dignidade humana

Enem 2011: Viver em rede no século XXI: Os limites entre o público e o privado

Enem 2012: O movimento imigratório para o Brasil no século XXI

Enem 2013: Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil

Enem 2014: Publicidade infantil em questão no Brasil

Enem 2015: A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira

Enem 2016: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil e Caminhos para combater o racismo no Brasil - Neste ano houve duas aplicações do exame

Enem 2017: Desafios para formação educacional de surdos no Brasil

Este conteúdo é exclusivo para assinantes JC

O seu conteúdo grátis acabou

Já é assinante?

Dúvidas? Fale Conosco

Ver condições

TAGS
enem notícia
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory