O mês de novembro traz o destaque ao cuidado da saúde do homem. Com ele a campanha novembro azul, criada há 15 anos, chama a atenção para a necessidade de quem já atingiu 45 anos se prevenir contra o câncer de próstata.No serviço de urologia do imip, onde 5 mil homens são atendidos todos os anos, o assunto vai ser tema de palestra e mutirão. De acordo com dados do instituto nacional do câncer – inca, mais de 20 mil pessoas morrem vítimas da próstata - considerado o câncer mais letal nos homens.
Ouça os detalhes com Rafael Carneiro
Apesar do alto número de mortes entre pessoas do sexo masculino e que integram o grupo de risco, no caso de quem está acima dos 45 anos, negro ou pessoa com histórico na família a prevenção é a grande aliada. O PSA - antígeno prostático específico - feito no exame de sangue, a ultra-som de próstata e em alguns casos o toque retal são os exames indicados na identificação precoce da doença.
A prevenção ao câncer de próstata está disponível na rede pública de saúde e o interessado deve procurar o posto de saúde mais próximo da residência.