INTERDIÇÃO ÉTICA

Sem segurança, Cremepe proíbe médicos de atuarem em 2 postos do Recife

De acordo com o Cremepe, a interdição das Unidades de Saúde da Família começa a valer a partir da próxima quarta-feira (7)

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 05/11/2018 às 15:04
Juliana Oliveira/ Rádio Jornal
FOTO: Juliana Oliveira/ Rádio Jornal

O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) interditou eticamente duas Unidades de Saúde da Família (USF), no bairro do Ibura, na Zona Sul do Recife. A interdição ética é adotada quando o conselho considera que não há condições mínimas de atendimento e trabalho, trazendo graves riscos para a população e os profissionais.

De acordo com o Cremepe, o motivo da interdição nos postos de saúde Pantanal e Parque dos Milagres no Ibura se deve à falta de segurança para médicos e pacientes. A medida começa a valer a partir da próxima quarta-feira (7), como explicou o presidente do conselho, Mário Fernando Lins. “Ele está obrigado a atender a resolução do conselho e não vai trabalhar a partir desse dia”, afirmou.

Entre as reivindicações estão o acesso do transporte público às unidades, reforço na segurança no entorno e dentro dos postos de saúde. A Prefeitura do Recife propôs a instalação de câmeras de videomonitoramento e a presença de guardas civis municipais desarmados nas unidades. Mas o presidente Mário Fernando explica que o conselho não aceitou. “Nós estamos no aguardo de medida que realmente protejam os médicos e a população”, contou.

Uma funcionária de um dos postos, que não quis se identificar, relata que casos de violência com profissionais na unidade de saúde já aconteceram.

Apesar da intervenção do Cremepe, os serviços de enfermagem como aferição de pressão, vacinação e outros continuarão sendo prestados.

Confira os detalhes na reportagem de Felipe Rocha:

Resposta da Prefeitura do Recife

Em nota, a Prefeitura do Recife informou que medidas para enfrentar a violência nas duas áreas já vêm sendo tomadas, como a implantação de câmeras de segurança e a fixação de grades e vidros nas portas das unidades.

A administração municipal também alegou ter implantado recentemente a ronda da saúde, feita pela guarda municipal do recife para coibir a criminalidade e reduzir a violência nas unidades de saúde e proximidades.