JUSTIÇA

Ex-PM que matou adolescente no Ibura vai a júri popular nesta terça

Mário Andrade foi assassinado pelo sargento reformado Luiz Fernando Borges em 2016. Se condenado, o ex-PM pode pegar mais de 30 anos

Maria Luiza Falcão
Maria Luiza Falcão
Publicado em 06/11/2018 às 8:11
Felipe Ribeiro/ JC Imagem
FOTO: Felipe Ribeiro/ JC Imagem

Após dois adiamentos em um mês e meio, a família de Mário Andrade de Lima, morto em 2016 quando tinha 16 anos, espera que finalmente se faça justiça nesta terça-feira (6). O adolescente foi assassinado pelo então sargento da Polícia Militar Luiz Fernando Borges, de 52 anos. O crime aconteceu após a bicicleta em que Mário estava com um colega colidir com a moto do ex-PM no Ibura, Zona Sul do Recife.

O julgamento está marcado para começar às 9h na 2ª vara do Tribunal do Júri, Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano, na Ilha Joana Bezerra, área central do Recife. Desta vez, Joelma de Andrade, mãe de Mário, se mostra esperançosa com o desfecho de uma luta árdua e sofrida:

Grupo protestou em frente ao fórum pedindo justiça para o caso
Grupo protestou em frente ao fórum pedindo justiça para o caso após o segundo adiamento
Leo Motta/ JC Imagem

O julgamento foi marcado para os dias 24 de setembro e 10 de outubro, mas foi cancelado. "Eu não vou desistir. Por mim, ele vai ser condenado e eu vou fazer com que ele seja condenado porque ele matou o meu filho, ele exterminou o meu filho", desabafou a mãe após um dos adiamentos.

Não vou desistir, diz mãe de adolescente morto por ex-PM após júri ser adiado
Julgamento de ex-PM acusado de matar garoto Mário é adiado pela 2ª vez

Relembre o caso

No dia 25 de julho de 2016, Mário Andrade de Lima, 14 anos, foi assassinado e um amigo seu, um garoto de 13 anos, baleado depois de baterem na motocicleta de um sargento reformado da Polícia Militar, Luiz Fernando Borges, na Avenida Dois Rios, na entrada do bairro do Ibura, Zona Sul do Recife. Os adolescentes estavam a caminho de um jogo de futebol, quando houve o acidente.

O Sargento teria ligado para o 190 (número de emergência da PM) e informado que tinha sido vítima de uma tentativa de assalto. Após a ligação, efetuou vários disparos nos dois jovens. Mário Andrade de Lima, 14 anos, foi atingido na cabeça, no tórax e nas pernas e não resistiu aos ferimentos. O garoto de 13 foi baleado nas pernas e se fingiu de morto, até ser socorrido.

O policial militar foi expulso da corporação e sua demissão foi publicada no Diário Oficial do Estado no dia 20 de abril deste ano. De acordo com a Secretaria de Defesa Social (SDS), o terceiro sargento Luiz Fernandes Borges estava com sinais de embriaguez quando praticou o crime. Ele teria exigido que a vítima, Mário Andrade de Lima, deitasse no chão, momento em que foi atingido por coronhadas na cabeça e levou três tiros.