CREMEPE

Interdição ética de unidades de saúde do Recife afetará cerca de 18 mil pacientes

De acordo com o Cremepe, a interdição das Unidades de Saúde da Família localizadas na Zona Sul do Recife começa a valer nesta quarta-feira (7)

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 06/11/2018 às 17:50
Reprodução/ TV Jornal
FOTO: Reprodução/ TV Jornal

A partir desta quarta-feira (7) cerca de 18 mil pacientes devem ficar sem atendimento médico por falta de segurança e pelo crescimento na violência no Ibura, na Zona Sul do Recife. As Unidades de Saúde da Família Parque dos Milagres e Pantanal devem ficar com serviços limitados. Os moradores da comunidade estão preocupados com a interdição ética realizada pelo Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) e alegam que agora não sabem o que fazer para buscar atendimento, como afirma uma moradora do bairro que preferiu não se identificar.

A interdição ética é adotada quando o conselho considera que não há condições mínimas de atendimento e trabalho, além de trazer grande risco para a população e os profissionais.

Confira os detalhes na reportagem de Bruna de Oliveira:

Órgãos garantem segurança

O comandante do 19º Batalhão de Polícia Militar do Ibura, Paulo Mattos, afirma que para população não falta segurança.

Quanto à segurança dos postos de saúde, que é de responsabilidade da Prefeitura do Recife, a administração municipal informou que medidas para enfrentar a violência nas duas áreas já vêm sendo tomadas, como a implantação de câmeras de segurança e a fixação de grades e vidros nas portas das unidades.

A prefeitura também alegou ter implantado recentemente a Ronda da Saúde, feita pela Guarda municipal do recife para coibir a criminalidade e reduzir a violência nas unidades de saúde e proximidades.