
A banana voltou a custar “preço de banana”. No Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (Ceasa), no bairro do Curado, na Zona Oeste do Recife, a boa chuva deste inverno fez a fruta voltar a apresentar uma safra que apenas vista ao período que antecedeu a longa estiagem de 6 anos.
No setor destinado a comercialização da fruta, pilhas e mais pilhas de banana entram e saem a todo instante. Principalmente de comerciantes que vem buscar para revenda. Marli Chaves que tem um comércio de frutas e verduras em Prazeres, Jaboatão dos Guararapes, e estava comprando um cento de bananas na manhã desta sexta-feira.
O revendedor Manuel João do Nascimento trabalha há 50 anos no Ceasa e há 21 anos só com banana. Ele conta que a super safra tem diminuído bastante o faturamento para ele e os produtores pernambucanos do Sertão e da Zona da Mata.
Preços das bananas
Entre as bananas vendidas aqui no Ceasa a palma da banana pacovan sai a R$ 2 a palma e a prata a R$ 1. De acordo com o Ceasa, desde julho, chegam 4,2 mil toneladas do produto por mês no centro. Antes a oferta era de 3,5 mil toneladas.