PELA JUSTIÇA E PAZ

Dom Fernando Saburido recebe título de Doutor Honoris Causa nesta segunda

A cerimônia vai acontecer às 15h, no auditório G2 da Unicap. Dom Fernando Saburido é Arcebispo de Olinda e Recife desde 2009

Maria Luiza Falcão
Maria Luiza Falcão
Publicado em 18/11/2018 às 18:50
Foto: André Nery/JC Imagem
FOTO: Foto: André Nery/JC Imagem

Nesta segunda-feira (19), o Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Antônio Fernando Saburido, vai receber o título de Doutor Honoris Causa pelo trabalho desenvolvido à frente da Arquidiocese, sobretudo na promoção da justiça e paz. A cerimônia acontece às 15h, no auditório G2 da Universidade Católica de Pernambuco. Após a sessão solene, haverá uma missa em ação de graças no Santuário de Nossa Senhora de Fátima, localizado no antigo Colégio Nóbrega, pelos 75 anos da Universidade.

Honoris Causa

A proposta para a concessão do título a Dom Saburido partiu do curso de Teologia, seguido da graduação em Filosofia, e foi aprovada por unanimidade pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unicap. De acordo com o Diretor do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH, Prof Dr. Danilo Vaz-Curado, o arcebispo tem uma incansável luta pela justiça social e isso se percebe em diversas obras da Arquidiocese, como a refundação da Comissão Justiça e Paz, a Santa Casa de Misericórdia, o Movimento Pró-criança e a Fazenda da Esperança.

O coordenador do curso de Teologia, Prof Dr Sérgio Sezino Douets Vasconcelos, ressaltou que outro fator que pesou na decisão para a outorga do título a Dom Saburido foi o seu empenho no processo de canonização de Dom Helder Câmara junto ao Vaticano. “Outro ponto forte dele é a preocupação com a ação missionária da Igreja, a busca por uma Igreja em Saída como opção preferencial pelos mais pobres”, enfatizou.

Arquidiocese e Unicap mantém parceria para formação dos futuros padres da Igreja de Olinda e Recife. Atualmente, os seminaristas cursam Teologia e Filosofia na Unicap. Os cursos são exigidos para a ordenação diaconal e presbiteral, ao lado da formação no Seminário Maior Nossa Senhora das Graças, na Várzea.

Biografia

Dom Fernando Saburido nasceu distrito de Juçaral no município de Cabo de Santo Agostinho em 10 de junho de 1947 e estudou Filosofia e Teologia no Mosteiro de São Bento, em Olinda. Tornou-se monge em 21 de março de 1981 e foi ordenado padre no Recife pelas mãos de Dom Helder Câmara, então Arcebispo de Olinda e Recife, em 17 de dezembro de 1983.

Como padre, participou de várias paróquias em Olinda: de Nossa Senhora de Guadalupe, Santa Terezinha e São Lucas. Em maio de 2000, foi nomeado bispo, tornando-se bispo auxiliarda Arquidiocese de Olinda e Recife no período de 2000 a 2005.

Em 18 de maio de 2005, foi nomeado bispo da Diocese de Sobral, no Ceará pelo Papa Bento XVI. Nomeado Arcebispo de Olinda e Recife no dia 1º de julho de 2009, Dom Fernando foi empossado no dia 16 de agosto de 2009, tornando-se o 8º Arcebispo Metropolitano de Olinda e Recife e o 32º bispo a ocupar o sólio olindense.