VESTIBULAR

Estudantes fazem provas de seis disciplinas no segundo dia do SSA3 da UPE

Um estudante que chegou atrasado para a prova culpou o trânsito. Mais de 10 mil pessoas era esperadas pela UPE nesta segunda

Maria Luiza Falcão
Maria Luiza Falcão
Publicado em 19/11/2018 às 8:00
Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem
FOTO: Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem

O segundo dia de provas do Sistema Seriado de Avaliação (SSA) da Universidade de Pernambuco (UPE) é realizado nesta segunda-feira (19). Os 10.095 candidatos que compareceram nesse domingo (18) eram esperados para retornar hoje e responder a 58 questões de química, física, biologia, história, geografia e sociologia. Saiba mais na reportagem de Rafael Carneiro:

O estudante Carlos Afonso pretendia fazer a prova de hoje e tentar uma vaga no curso de direito, mas chegou atrasado no Ginásio Pernambucano, em Santo Amaro, no Centro do Recife. Ele mora em Jardim Fragoso, em Olinda e diz ter saído com mais de uma hora de antecedência. "Uma prova na segunda-feira de manhã é bem complicado, é muito carro, você sai de casa com 1h10, 1h20 de antecedência e mesmo assim não consegue chegar", comenta ele, que foi o único atrasado no local de prova. “Eu sei que a culpa não é só minha. Se eu tivesse saído um pouco mais cedo podia dar [tempo], mas é isso aí. A culpa é de quem está la em cima também. Eles podiam melhorar a infraestrutura da cidade”, diz.

Redação

Nesse domingo (18), os estudantes fizeram provas de português, matemática, língua estrangeira, filosofia e de redação. O tema escolhido este ano foi "Limites e diferenças entre corpo são e o culto à beleza".

SSA3

No primeiro dia de prova, a abstenção registrada foi de 9,54%, o que significa que 1.065 se ausentaram de um total de 11.160 candidatos. Uma boa nota no SSA 3 aumenta as chances de conseguir uma das 1.740 vagas oferecidas em 55 cursos de graduação da UPE. A prova corresponde à 40% da média final do estudante no vestibular seriado, com o SSA1 E SSA 2 valendo 30% cada.

As provas também estão sento realizadas em Nazaré da Mata, Palmares, Salgueiro, Serra Talhada, Petrolina, Garanhuns e Caruaru. O resultado final será divulgado em 16 de janeiro.