FRAUDE

Morre ex-major da PM conhecido pelo Escândalo da Mandioca

Major Ferreira também teve envolvimento com a morte do procurador Pedro Jorge Melo e Silva, que investigava o caso

Maria Luiza Falcão
Maria Luiza Falcão
Publicado em 19/11/2018 às 12:19
Foto: Reprodução/Internet
FOTO: Foto: Reprodução/Internet

Morreu na manhã desta segunda-feira (19) o ex-major da Polícia Militar José Ferreira dos Anjos. Ele tinha 75 anos e faleceu na UPA da Caxangá, na Zona Oeste do Recife.

Major Ferreira ficou conhecido pelo envolvimento no Escândalo da Mandioca, que foi o maior escândalo financeiro de Pernambuco, ocorrido no período entre 1979 e 1981 na agência do Banco do Brasil de Floresta, no Sertão do Estado.

O ex-oficial foi preso por participar da morte do procurador Pedro Jorge Melo e Silva, que investigava o caso. O crime ocorreu em 1982, em, Olinda, e virou documentário produzido pelo Ministério Público Federal (MPF). Ferreira ficou mais de 12 anos foragido e foi recapturado em 1995.

Major Ferreira estava em liberdade desde 2003. Ele foi condenado a 32 anos e seis meses de reclusão por assassinato e falsidade ideológica, e recebeu um indulto presidencial do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, após cumprir 10 anos, sete meses e 13 dias de pena.

Saiba mais na reportagem de Ivan Junior:

Parada cardíaca

O major chegou na UPA às 8h15 reclamando de muitas dores no peito. Ele foi encaminhado para a sala vermelha, sofreu paradas cardíacas e veio a óbito às 9h15. O corpo do major está no serviço de verificação de óbito, que ainda vai confirmar a causa da morte.

Em nota, a diretora clínica da UPA da Caxangá, Audrey Vasconcelos, confirmou o falecimento de Major Ferreira. “O Major Ferreira deu entrada na upa às 8h19, levado pelo Samu Recife, com queixa de desconforto respiratório, dor torácica e dormência no lado direito. Na unidade, foi imediatamente encaminhado para sala vermelha, logo após a sua entrada, durante o ECG, apresentou parada cardíaca. A equipe médica fez o procedimento de reanimação por 50 minutos e o paciente não resistiu e veio a óbito. O corpo do paciente foi encaminhado para o SVO (Serviço de Verificação de Óbitos/Hospital das Clínicas) para determinação a causa da morte”, diz a nota.