Prestigiada em todo o Brasil, chef conta que foi escolhida pelos orixás aos 7 anos

No Dia da Consciência Negra conheça a história da chef Carmem Vírginia, especialista na gastronomia do povo de santo. Frequencia 2.0 debate empoderamento e racismo

CULTURA NEGRA
Prestigiada em todo o Brasil, chef conta que foi escolhida pelos orixás aos 7 anos

A chef Carmem Virgínia é referência na gastronomia com raízes da cultura negra - Foto: Reprodução internet

O Dia da Consciência Negra é celebrado nesta terça-feira (20) e você pode conferir um super debate sobre a importância da data e a influência da cultura negra na história e no cotidiano do brasileiro. O “Frequência 2.0” é especial e você pode acompanhar na íntegra no áudio abaixo.

Celebração e resistência

Um dos destaques do programa, a chef Carmem Vírgínia conta a sua história e o sucesso de seu trabalho. Proprietária do Altar Cozinha Ancestral, localizado no bairro de Santo Amaro, em Recife ,  Carmem é um dos expoentes da gastronomia do povo de santo. Ela fala com alegria dessa culinária especial: “Quando a gente fala em comida, estamos reportando ao que melhor faz, que é o único primordial contato do candomblé com seus participantes”, explicou.

A chef é Yabassé, responsável pelo preparo dos alimentos sagrados no candomblé. Ela lembra que foi escolhida para essa função tão importante na religião aos 7 anos de idade. “Eu tinha o sonho de ser jornalista. Fui escolhida para ser yabassé muito cedo, aos 7 anos de idade”, revela.

Religião, beleza e arte

O “Frequência 2.0” debate ainda os signficados e a história das religiões de matriz afro, como candomblé e umbanda. Participam os estudiosos Lepê Correa e Vera Baroni.

A beleza e o empoderamento estão na conversa com a Preta MC, especialista no cabelo do povo negro. Já a professora Dayse Cabral, da UFPE, fala sobre o combate ao racismo através da educação e do cotidiano nas escolas.

Tem ainda uma entrevista com a atriz e diretora Agrinez Melo, do espaço cultural O Poste Soluções Luminosas, falando da representatividade nas artes cênicas. E você ainda acompanha uma trilha sonora especial com ícones como Elza Soares e Jorge Aragão.

O “Frequência 2.0” vai ao ar todas as sextas às 23h, com reprise nos domingos, às 21h, apresentados pelos jornalistas Rafael Souza e Ravi Soares.

COMENTÁRIOS

Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.