Política

Bolsonaro aponta ex-reitor da UFPE para o Ministério da Educação

Mozart Neves Ramos assumirá a pasta da Educação no governo Jair Bolsonaro (PSL). Confirmação deve acontecer ainda hoje

Antônio Gabriel Machado
Antônio Gabriel Machado
Publicado em 21/11/2018 às 13:55
Reprodução/YouTube
FOTO: Reprodução/YouTube

O educador pernambucano Mozart Neves Ramos assumirá o ministério da Educação no governo Jair Bolsonaro (PSL). A confirmação do nome deve acontecer ainda nesta quarta-feira (21). Mozart é formado em química e ex-reitor da Universidade Federal de Pernambuco, além de ter sido secretário de Educação do Estado e o primeiro diretor executivo do Todos pela Educação.

Atualmente, Mozart Neves é considerado um dos grandes nomes da educação brasileira e sua escolha para a pasta acontece após uma aproximação com Viviane Senna, presidente do Instituto Ayrton Senna, onde o novo ministro é um dos diretores. Mozart esteve ao lado de Viviane em todas as reuniões feitas com Bolsonaro depois das eleições.

Mozart não tem vínculo com nenhum partido e é considerado um nome que transita bem pelos campos da esquerda e da direita no cenário político, mantendo boas relações, inclusive, com Fernando Haddad (PT), candidato derrotado por Bolsonaro no último pleito, entre 2003 e 2006, quando era secretário do governo Jarbas Vasconcelos (PMDB) e Haddad era ministro.

Especialistas enxergam escolha com otimismo

A escolha de Mozart Neves Ramos foi vista com otimismo pelos especialistas da área de educação. No entanto, existe uma preocupação com as pautas defendidas pelo presidente eleito, como a Escola sem Partido, colégios militares e educação a distância.