DECISÃO

Metrô do Recife demorou a reduzir tarifa porque notificação estava no spam, diz CBTU

Após decisão da justiça para suspender aumento da tarifa do metrô do Recife, a capital pernambucana foi a última a mudar o valor da passagem

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 23/11/2018 às 14:34
Sérgio Bernando/ JC Imagem
FOTO: Sérgio Bernando/ JC Imagem

A passagem do metrô no Recife voltou a valer R$1,60 nesta sexta-feira (23) após os quase 400 mil passageiros que dependem do modal aguardarem ansiosos pela mudança. Segundo o superintendente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) Recife, Leonardo Villar, Recife demorou a reduzir a tarifa porque a notificação da justiça foi parar na caixa do SPAM do e-mail da companhia.

"A gente só foi descobrir em e-mail, ontem, porque João Pessoa e Maceió identificaram em e-mail e aí foi que a gente foi verificar. Ninguém espera que a gente seja notificado por e-mail, até porque a sentença não fala isso, fala que vai ser notificado in loco. E a gente foi procurar dentro dos e-mails da gente e encontramos dentro do spam", explicou Leonardo.

Decisão

O novo valor foi estabelecido em decisão judicial proferida pela juíza da 15ª Vara Federal Maria Edna Fagundes Veloso, de Minas Gerais, e a suspensão do aumento é válida para as cidades de Belo Horizonte, Natal, Maceió, João Pessoa e Recife. A capital pernambucana foi a última a reduzir o valor e o Recife já recorreu da decisão.

“Nós recorremos da decisão. O que ficar definido a gente vai acatar. Mas é um problema sério para o metrô, uma vez que o metrô praticou por muitos anos uma tarifa muito baixa. Isso traz um benefício para a população, mas traz um problema também que durante esses 12 anos o metrô passou por uma fase de sucateamento muito grande e em 2016 nós íamos paralisar o metrô", justificou, Villar.

Segundo ele, a tarifa do metrô Recife é a menor do país. O reajuste para R$ 3 foi alvo de reclamações dos passageiros.