ESQUEMA

PF apura prejuízo causado por desvio de verba do TFD em Salgueiro

O esquema na Secretaria de Saúde da Prefeitura de Salgueiro foi descoberto através da Operação Solaris da Polícia Federal

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 28/11/2018 às 14:11
Divulgação
FOTO: Divulgação

Uma operação realizada peal Polícia Federal em Pernambuco com o apoio do Ministério Público Federal tem o objetivo de combater supostos desvios de recursos públicos na Secretaria de Saúde da Prefeitura de Salgueiro, no Sertão de Pernambuco. As investigações apontam envolvimento de ex-servidores municipais e uma empresa contratada para fornecer hospedagem e alimentação aos pacientes do programa de Tratamento Fora de Domicílio (TFD).

O assessor de comunicação da Polícia Federal em Pernambuco, Giovani Santoro, afirmou que o esquema de corrupção acontecia na gestão anterior. “Esses recursos estavam sendo desviados do Fundo Municipal de Saúde para fins ilícitos”, destacou.

Ainda segundo Giovani Santoro, as investigações seguem em segredo de justiça e os nomes dos suspeitos não foram divulgados. “Nesse momento, nós não podemos citar nomes, por isso que foi necessário o cumprimento de oito mandados de busca e apreensão, quando sendo em Salgueiro, inclusive um na prefeitura, três aqui no Recife e um em Olinda para que a gente possa então estar arrecadando toda essa documentação, os contratos que foram feitos por essa empresa investigada para ver o nome de participantes envolvidos no esquema e a quantidade de dinheiro desviado”, detalhou.

A ação envolveu 36 policiais federais. O grupo está sendo investigado pelos crimes associação criminosa, falsidade ideológica, peculato e corrupção ativa e passiva.

Os detalhes na reportagem de Cristiano Bassan:

'Solaris'

A operação foi intitulada "Solaris" em virtude de ser o nome em latim que faz referência à empresa contratada para fornecer hospedagem e alimentação dos pacientes enviados pela Prefeitura de Salgueiro através do TFD.

TFD

Criado em 1999, o TFD é um benefício que os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) podem receber para que seja assegurado o direito à assistência integral à saúde, incluindo o acesso de pacientes que necessitem de assistência médico-hospitalar cujo procedimento seja considerado de alta e média complexidade a serviços assistenciais localizados em cidades do mesmo Estado ou de outros. Em Pernambuco, geralmente pacientes do interior se deslocam até a capital para receber atendimento médico.