ZONA NORTE DO RECIFE

Procissão da Bandeira abre Festa do Morro da Conceição

Mais do que um cortejo, a procissão foi um momento usado por fiéis da Imaculada Conceição para fazer pedidos e agradecer pelas mais variadas graças

Informações do JC online
Informações do JC online
Publicado em 29/11/2018 às 19:49
Alexandre Gondim/JC Imagem
FOTO: Alexandre Gondim/JC Imagem

Estreando um novo percurso, a Procissão da Bandeira abriu, na noite desta quinta-feira (29), a 114ª Festa do Morro da Conceição, na Zona Norte do Recife.

Mais do que um cortejo, a procissão foi um momento usado por fiéis da Imaculada Conceição para fazer pedidos e agradecer pelas mais variadas graças alcançadas. Acompanhada da mãe, a recepcionista Débora Pedrosa, 21 anos, faz parte da multidão de devotos que sobe o Morro da Conceição anualmente. "Todo ano eu participo, desde pequena. Vou subir o morro para agradecer e para pedir", disse.

Para o aposentado Luiz Estanislau, a longevidade é motivo de agradecimento. "Sou católico e participo todos os anos. Vim agradecer pela idade que tenho, já estou com 86 anos. Para mim, é a melhor coisa do mundo, é uma penitência que cumpro todo ano", afirmou.

Novo percurso

A concentração dos fiéis começou às 17h na frente do Parque da Macaxeira, localizado na Avenida Norte, e a caminhada religiosa teve início por volta 18h, no contrafluxo do trânsito para evitar congestionamentos. A caminhada seguiu até o Largo Dom Luiz, subindo pela Rua Itacoatiara, até a praça da Conceição. O percurso tem dois quilômetros e meio.

Na recepção dos devotos, a banda da Policia Militar de Pernambuco fez uma apresentação durante o hasteamento da Bandeira da Festa 2018.

Celebrações

As celebrações extras em homenagem a Nossa Senhora da Conceição serão realizadas às 11h e às 16h dia 9. As cerimônias de rotina estão mantidas nos horários das 7h, 9h e 18h. Padre José Ulysses informa que a partir desta quinta-feira (29), até a véspera do feriado religioso do dia 8, haverá missas no santuário às 7h, 9h, 11h, 14h e 16h.

Em 2018, o tema da festa, Nossa Senhora da Conceição do Morro: Somos Igreja do Amor que Nasceu de Ti, faz referência ao Ano do Laicato, celebrado nas igrejas brasileiras até 25 de novembro último, dia do Cristo Rei, para valorizar a presença e a organização dos cristãos leigos no País.

Origem

A Festa do Morro teve origem com a comemoração do cinqüentenário do dogma da Imaculada Conceição, instituído pelo Papa Pio IX, em 1854 (século 19). O monumento com a imagem de Nossa Senhora da Conceição, uma escultura de ferro francesa, foi inaugurado em 8 de dezembro de 1904, pelo então bispo de Olinda, dom Luiz Raymundo da Silva Britto.