SAÚDE

Após filas fugirem do controle, IOR volta a realizar marcação diária

Nesta terça-feira foram distribuídas 600 fichas para marcar uma consulta com oftalmologista entre janeiro e março. Administrador do IOR acredita que fila de espera vai aumentar

Maria Luiza Falcão
Maria Luiza Falcão
Publicado em 04/12/2018 às 10:06
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

Após dois dias de registro de longas feliz e tumulto na marcação de consultas, o Instituto de olhos do Recife (IOR) reconsiderou o procedimento. Durante esta semana seriam oferecidas 500 vagas para pacientes do Recife, Região Metropolitana e do Interior do Estado para os meses de janeiro, fevereiro e março. No entanto a situação fugiu do controle e a marcação de consultas, exames e cirurgias voltará a ser feita diariamente. A entrega de fichas diariamente volta

O diretor executivo do IOR, Afonso filho, afirma que a decisão foi tomada por causa das longas filas, mas que a marcação diária não é o melhor modelo. “Infelizmente, a marcação diária cria uma fila que vai crescendo exponencialmente. É uma coisa complicada de administrar”, diz. Saiba mais na reportagem de Rafael Carneiro:

Pacientes dormem em fila na rua em busca de atendimento oftalmológico

Com a mudança a unidade, que atende a pacientes do sus através da ação visual, voltará a ter uma longa fila de espera. Em alguns casos podendo chegar a um ano. De acordo com Afonso Filho, isso se explica pelo desistência de planos de saúde e o fechamento de serviços de oftalmologia no interior do Estado.

Fichas já entregues

Para amenizar o sofrimento de quem dormiu na fila, até o número de marcações foi ampliado para 600 agendamentos. Com isso, a expectativa é de fim das filas. “Quando eu autorizei distribuir hoje as 600 fichas que seriam de hoje até a sexta-feira, foi justamente para tranquilizar o paciente de que o lugar dele estava garantido”, disse. “O paciente que pegou a ficha para marcação na sexta-feira (7), não tem que voltar amanhã nem quinta e na sexta ele chega no horário normal, não tem que dormir aqui”, completa.

De acordo com Afonso Filho, a Instituição realiza, por mês, 1500 consultas, 7 mil exames e 300 cirurgias. Depois que as vagas para o mês fecharem, será necessário esperar o próximo mês.