PROTESTO

Em greve, canavieiros realizam protesto nas rodovias de PE há 4 dias

Trabalhadores entraram em greve no início da semana. Eles pedem melhores condições de trabalho e reajustes salariais

Maria Luiza Falcão
Maria Luiza Falcão
Publicado em 06/12/2018 às 9:27
Foto: Cortesia
FOTO: Foto: Cortesia

Em greve desde a última segunda-feira (3), os trabalhadores do setor canavieiro realizam protesto pelo quarto dia consecutivo, na manhã desta quinta-feira (6). Segundo informações do Batalhão da Polícia Rodoviária (BPRv), que enviou uma equipe para o local, os canavieiros estão bloqueando o trânsito na PE-73, em Gameleira, Zona da Mata Sul de Pernambuco.

Greve

Os canavieiros decidiram entrar em greve após assembléia realizada na ultima quinta-feira (29), após 13 rodadas de negociação. Com a paralisação, cerca de 80 mil canavieiros podem suspender a colheita da cana-de-açúcar. O estado está em plena safra 2018/2019, iniciada em setembro e que segue até março do ano que vem.

O principal ponto de divergência entre os trabalhadores da cana-de-açúcar, os usineiros e os fornecedores de cana é o fim da chamada horas in itinere, que, pela legislação trabalhista, é o tempo gasto pelo empregado, em transporte fornecido pelo empregador, para a ida e a volta até o local de trabalho em locais de difícil acesso e não atendido por transporte público regular.

Esse tempo de deslocamento é pago como acréscimo a jornada de trabalho e representa, em média 20% a mais no salário do empregado. “A greve foi deflagrada porque eles querem acabar com conquistas históricas de nossa categoria”, afirmou o presidente da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais do Estado de Pernambuco (Fetaepe), Gilvan José Antunis.