SONEGAÇÃO

Polícia prende empresários por prejuízo de R$ 85 mi ao estado

O grupo de empresários, que administrava uma distribuidora de fachada que possuía três sedes falsas no estado, foi preso na Operação Octanagem

Maria Luiza Falcão
Maria Luiza Falcão
Publicado em 06/12/2018 às 14:17
Imagem ilustrativa: reprodução/internet
FOTO: Imagem ilustrativa: reprodução/internet

Um esquema de sonegação de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviço (ICMS), que prejudicava os cofres públicos há 10 anos, foi identificado pela Polícia Civil e Secretaria da Fazenda. A Operação Octanagem chegou até a empresários da WP Distribuidora de Derivados de Petróleo S/A. A organização possuía três sedes falsas em Pernambuco.

Ouça os detalhes no flash do repórter Rafael Carneiro:

Entenda o esquema

O negócio era gerido pelo baiano Erick Cordeiro D’lima de 45 anos, apontado como líder, e preso no Recife. No esquema de distribuição de etanol hidratado, o combustível saia direto das usinas para pelo menos 95 postos do Grande Recife. A situação em que ocorria sonegação dos impostos de ICMS nas distribuidoras, gerava crédito para a empresa de fachada.

O que é o ICMS?

O ICMS é um tributo estadual que incide sobre produtos de diferentes tipos. O imposto é aplicado na comercialização dentro do país e também em bens importados. O ICMS é cobrado de forma indireta, o valor é acrescentado ao preço do produto comercializado ou do serviço prestado.