Nordeste

Polícia prende terceiro suspeito de ataque a banco no Ceará

Ataque a banco no estado do Ceará resultou em confronto com a polícia e terminou com a morte de 12 pessoas

Maria Luiza Falcão
Maria Luiza Falcão
Publicado em 07/12/2018 às 18:04
Foto: TV Jornal
FOTO: Foto: TV Jornal

A polícia do estado do Ceará informou na tarde desta sexta-feira (7) que prendeu mais um envolvido na troca de tiros após um ataque a banco que resultou na morte de membros de uma família pernambucana no município de Milagres, interior do estado. Com isso, já são três os presos envolvidos na ação.

Os dois primeiros suspeitos foram presos ainda na manhã desta sexta. Segundo informado pelo titular da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) do Ceará, André Costa, a Polícia Militar do estado havia sido acionada e esperava a quadrilha para executar um flagrante. No entanto, o delegado titular da 5ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal (PRF-CE), Gledstone Chaves, afirmou que não sabia da operação e que a ação não teria sido coordenada.

O titular da PRF questiona se ação foi mesmo monitorada. Ele explicou que, normalmente, em operações coordenadas, a Polícia Rodoviária e a Polícia Federal são notificadas e envolvidas. Neste caso, no entanto, isso não aconteceu: "Se fosse uma coisa coordenada, não teria deixado tantos mortos".

Parte dos mortos na ação eram de uma mesma família de pernambucanos que estavam voltando do aeroporto de Juazeiro do Norte, onde buscaram parentes de São Paulo. A troca de tiros entre a polícia e os suspeito se deu no trecho da BR-116, no quilômetro 495, entre Brejo Santo e Milagres. A SSPDS disse os próprios bandidos capturados teriam confessado que executaram os reféns durante a troca de tiros com os policiais.

Serra Talhada

Parte dos mortos na ação eram membros de uma mesma família do município de Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco. Por volta das 23h, o empresário João Batista Magalhães - proprietário da Magalhães Informática - acompanhado do filho Vinícios Magalhães de 14 anos seguiu de carro para o município de Juazeiro do Norte no Ceará, onde buscou uma cunhada e o sobrinho no aeroporto local.

Na volta do aeroporto, perto das 2h , quando a família seguia no município de Milagres, foram abordados na BR-116 por criminosos que realizaram o sequestro. A quadrilha bloqueou a estrada com um caminhão e abordou as vítimas.

O prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque (PT), se pronunciou sobre o caso ainda nesta sexta e disse que todos no município estão consternados.

"Todo mundo (está) consternado com essa situação. É muito grave o que aconteceu, pessoas inocentes serem assassinadas. Vamos esperar a apuração para ver o que aconteceu. Se foi uma imperícia, talvez uma decisão inacertada (sic) da polícia, ou foram realmente os bandidos que executaram. Ninguém sabe ainda o que aconteceu. O que a gente tem que dizer é que lamenta a morte de tantas pessoas que estavam em viagem, a trabalho, buscando família. Lamento em nome do povo de Serra Talhada e me solidarizo com a família", disse o prefeito.

Confira todos os detalhes com o repórter Anderson Tennes, da Rádio Cultura de Serra Talhada.

Ouça:

*Com informações do Jornal do Commercio e Jornal O Povo, para a Rede Nordeste