VIOLÊNCIA SEXUAL

Atenções voltadas para o médium João de Deus após acusações de abuso sexual

Treze mulheres relataram em programa de TV ter sofrido abuso sexual por João de Deus durante atendimentos espirituais

Maria Luiza Falcão
Maria Luiza Falcão
Publicado em 08/12/2018 às 20:12
Foto: Paris Filmes/Divulgação
FOTO: Foto: Paris Filmes/Divulgação

O médio João de Deus famoso pelos atendimentos espirituais na Casa Dom Inácio de Loyola, na cidade de Abadiânia, em Goiás, está no centro de uma polêmica. Treze mulheres o denunciaram por abuso sexual, que teria sido cometido durante os atendimentos. A maioria das vítimas não quis se identificar. Dez relatos foram exibidos no programa Conversa com Bial na última sexta-feira (07). Os outros três pelo jornal O Globo.

Uma das vítimas se identificou

Na Casa Dom Inácio de Loyola, João de Deus realiza atendimentos e cirurgias espirituais desde 1976. O local recebe cerca de 10 mil atendimentos por mês, a maioria dele a estranheiros. Apenas uma das mulheres, que se apresentaram como vítimas, se identificou a coreógrafa holandesa Zahira Leeneke Maus, ela denuncia ter sido violentada há quatro anos. "Eu sei que tenho sido criticada: 'por que você está vindo com a sua história, se ele está curando milhares de pessoas?' E essa é uma das razões do porquê eu não disse nada. Porque se fosse só eu, eu que engula, porque ele está curando milhares de pessoas, certo? Mas agora eu sei, ele está abusando de centenas de mulheres e meninas", afirmou Zahira em relato no facebook.

Segundo a coreógrafa, após a repercussão da publicação, ela começou a ter contato com outras vítimas. As vítimas precisam denunciar judicialmente oos abusos para que o Ministério Público de Goiás avalie o caso.