CELEBRAÇÃO

Milhares de Fiéis participam da procissão de Nossa Senhora da Conceição

A procissão saiu do Forte do Brum, na região central do Recife, em direção ao morro que leva o nome da Santa

Maria Luiza Falcão
Maria Luiza Falcão
Publicado em 08/12/2018 às 18:07
Fotos: Diego Nigro/JC Imagem
FOTO: Fotos: Diego Nigro/JC Imagem

No andor, a imagem de Nossa Senhora da Conceição, nas ruas, milhares de fiéis devotos da santa seguiram em procissão rumo ao morro, na Zona Norte da capital pernambucana, mas demonstrações de fé também ocorreram em outras igrejas do Recife. Um mar de gente em tons de azul e branco, levavam consigo sentimentos, pedidos e agradecimentos pelas graças alcançadas como é o caso da devota Maria Antônia: "primeiro ano que venho agradecer, eu passei muito doente, ela está me curando em nome de Jesus".

Devota agradece graça alcançada na procissão de Nossa Senhora da Conceição.
Devota agradece graça alcançada na procissão de Nossa Senhora da Conceição.
Foto: Diego Nigro/JC Imagem

Moradora de Santo Amaro há 72 anos, Dona Letícia tem dificuldades para andar, mesmo assim vestiu uma camisa com uma imagem da santa e sentou-se em frente à residência onde mora para homenagear Nossa Senhora da Conceição. "Sou devota e [a devoção] já veio da minha mãe, que era assim, ela faleceu e eu fiquei toda de azul e branco. Sento aqui para acompanhar a passagem", explica.

Devotos compartilham histórias durante a procissão

O percurso até o Morro da Conceição tem aproximadamente 6,5 quilômetros. Durante a procissão, o repórter Christiano Bassan conversou com fieis sobre a história de fé deles. Ouça os flashs:

Ao chegar no pátio em frente ao Santuário de Nossa Senhora da Conceição, os fieis louvaram ao cantar do Padre João Carlos. "A gente vem cantar para o povo e sai encantado porque há uma fé muito a flor da pele, com muita emoção, muito amor à Nossa Senhora, à Jesus e ao evangelho, uma grande expressão de igreja", explica o padre ao ser questionado sobre a representatividade deste dia pelo repórter Christiano Bassan. Confira no vídeo momentos da celebração.

O Arcebispo de Olinda e Recife Dom Fernado Saburido, preside neste sábado, missa em homenagem a Imaculada Conceição para os milhares de devotos que viera dos quatro cantos do estado para celebrações da santa, segundo ele "Nossa Senhora da Conceição está no coração do povo".

Dom Fernando Saburido
Dom Fernando Saburido. (imagem de arquivo)
Foto: André Nery/JC Imagem

O repórter Christiano Bassan conversou com Saburido momento antes da missa:

A abertura da festa de número 114 da Imaculada Conceição ocorreu no último dia 29, com a tradicional Procissão da Bandeira. Neste domingo (09), serão realizadas as celebrações de encerramento da homenagem a Nossa Senhora da Conceição. Estão previstas missas às 9h, 11h, 16h e 18h.