FREQUÊNCIA 2.0

Já pensou na ceia de natal? Prepare um prato vegano simples e gostoso

Frequência 2.0 entra no clima de festas e traz chefe com receita de nhoque vegano de grão-de-bico com molho pomodoro. Aprenda a receita e faça sucesso no fim de ano

Rafael Souza
Rafael Souza
Publicado em 10/12/2018 às 10:14
Foto: Carla Falcão/Arquivo pessoal
FOTO: Foto: Carla Falcão/Arquivo pessoal

Já definiu o menu para a ceia de natal? Que tal impressionar a família e os amigos com um prato vegano, cheio de proteína e bem saboroso? Essa é a dica do programa “Frequência 2.0”, com a chef vegana pernambucana Carla Falcão. Ela ensina um nhoque vegano de grão-de-bico com molho pomodoro. Aprenda passo a passo e escute tudo no áudio abaixo.

Nhoque vegano de grão-de-bico com molho pomodoro

Ingredientes

Para o nhoque:

1 xícara de grão-de-bico

1 colher de sopa de chia hidratada

1/2 xícara de farinha de trigo

2 colheres (sopa) de azeite

1 colher (chá) de sal

3 litros de água com uma pitada de sal

Para o molho:

2kg de tomates frescos e maduros

1 dente de alho

4 colheres (sopa) de azeite

1/2 colher (sopa) de açúcar

1/2 colher (chá) de sal

1 pitada de pimenta-do-reino moída na hora

Folhas de manjericão ou salsa para decorar

Preparo

Nhoque:

Deixe o grão-de-bico de molho na água de um dia para o outro. Numa panela grande com 2 litros de água, coloque os grãos escorridos e leve ao fogo médio. Deixe cozinhar por 1 hora. Escorra a água. No processador de alimentos, ou no liquidificador, bata os grãos cozidos até obter uma pasta lisa, pode amassar com as mãos também. Numa tigela, junte a pasta de grão-de-bico com a chia hidratada, o azeite, a farinha e 1 colher (chá) de sal. Misture com as mãos até obter uma pasta homogênea.

Numa superfície lisa e enfarinhada, faça rolinhos de 2 cm de diâmetro com a massa. Corte os rolinhos em nhoques de 1 cm. Numa panela grande, leve 3 litros de água com 1 colher (sopa) de sal ao fogo alto. Quando ferver, coloque 10 nhoques para cozinhar. Conforme forem subindo à superfície, retire com uma escumadeira e coloque numa tigela com 1/2 xícara (chá) de água e 2 colheres (sopa) de azeite. Repita o procedimento até que todos os nhoques estejam cozidos. Reserve.

Molho:

Faça um corte em X na base de cada tomate cru. Coloque os tomates numa panela com água fervendo por alguns segundos. Prepare outra tigela com água e gelo. Retire os tomates da panela e mergulhe-os na tigela. Pelo X, puxe a pele como se fossem quatro folhas. O choque térmico faz com que a pele se desprenda facilmente. Corte os tomates em quatro e retire as sementes. Corte-os em cubinhos.

Numa tábua, pique o alho e as folhas de manjericão. Reserve algumas folhas para a decoração dos pratos. Leve uma panela média com o azeite ao fogo médio. Doure o alho picado e as 2 colheres (sopa) de manjericão fresco por 1 minuto. Acrescente o tomate batido, os cubos de tomate e tempere com o açúcar, o sal e a pimenta-do-reino. Abaixe o fogo e tampe a panela. Deixe cozinhar por 10 minutos. Na hora de servir, junte os nhoques cozidos e escorridos ao molho quente. Leve ao fogo baixo e, quando levantar fervura, desligue. Divida os nhoques entre 4 pratos e decore com as folhas de manjericão fresco. Sirva imediatamente.

Rendimento: 4 porções

Boas Festas

Entrando no clima de fim de ano, o “Frequência 2.0” ainda fez uma entrevista com os DJs Lala K e Felipe Machado, além de um paradão especial com os destaques dos últimos 10 anos de música pop internacional. Escute o programa na íntegra no áudio abaixo.