POLÍTICA

Ex-vereador é preso suspeito de extorsão contra 'Sem Tetos' em São Lourenço da Mata


Moradores do assentamento acusaram o ex-vereador de exigir pagamento para a permanência das famílias no local.

Maria Luiza Falcão
Maria Luiza Falcão
Publicado em 12/12/2018 às 12:46
Foto: Divulgação/PCPE
FOTO: Foto: Divulgação/PCPE
Leitura:

Um ex-vereador do município de São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife (RMR), foi preso nessa terça-feira (11) por intimidar moradores de um assentamento fundado por ele na cidade. Adalberto José da Silva, mais conhecido como Nino, foi parlamentar por dois mandatos e tinha como lema "o homem da habitação". Os detalhes da prisão do ex-vereador foram divulgados pela Polícia Civil na manhã desta quarta-feira (12).

De acordo com o delegado Diogo Santiago, titular da delegacia do município, testemunhas afirmaram que Nino chegava ao local acompanhado de outras pessoas e armado. "Há relatos de ele ingressar no assentamento acompanhado de outras pessoas, em um carro de vidros escuros e com porte de arma de fogo", afirmou Santiago.

Ainda segundo o delegado, como justificativa das cobranças, o ex-vereador dizia que o terreno, onde hoje vivem aproximadamente 100 famílias, pertencia a ele e, portanto, ele teria direito de cobrar pela estadia das pessoas no local. "Ele se dizia o fundador do assentamento, o dono do terreno e que, simplesmente, as pessoas teriam que fazer o que ele mandasse", disse o delegado.

As cobranças variavam dependendo da área ocupada pelas famílias e podiam chegar a R$ 200. De acordo com o delegado Diogo Santiago, Nino operava criando um cadastro que sempre precisava ser atualizado mediante o pagamento de uma taxa. "Ele inventava uma taxa de cadastro e quem não pagava, ele ameaçava", contou Diogo Santiago.

O delegado também disse que o político havia instalado um depósito de bebidas na frente da delegacia da cidade, onde passava parte do dia, com o objetivo de inibir denúncias contra ele.

Extorsão

O ex-vereador foi autuado pelo crime de extorsão e encaminhado para o Centro de Observação Criminológica e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima, também na RMR.

Eleições

Nas últimas eleições, realizadas em outubro deste ano, Adalberto José da Silva concorreu ao cargo de deputado estadual com o nome "Nino o deputado dos Sem Teto" pelo Democratas, mas não conseguiu ser eleito e ficou na suplência.


Mais Lidas