ENTREVISTA

Opinião pública está sendo ingrata com Temer, diz cientista político

Temer é o presidente mais rejeitado pelos brasileiros e 90% dos entrevistados não confiam nele. Adriano Oliveira também comentou os dados otimistas do eleitor em relação a Bolsonaro

Maria Luiza Falcão
Maria Luiza Falcão
Publicado em 14/12/2018 às 12:50
Fabio Rodrigues Pozzebom/Arquivo Agência Brasil
FOTO: Fabio Rodrigues Pozzebom/Arquivo Agência Brasil

O presidente Michel Temer bateu o recorde de reprovação no fim do mandato. A pesquisa CNI-Ibope divulgada nesta quinta-feira (13) aponta que 74% da população rejeita a gestão do emedebista. Os números também mostram que 90% dos entrevistados não confiam no presidente. Este patamar permanece estável desde setembro de 2017.

De acordo com a série histórica do estudo, o governo com a pior avaliação entre os presidentes em fim de mandato havia sido o de José Sarney. Em 1989, 60% dos brasileiros rejeitavam a gestão dele. Atualmente, 5% aprovam o governo Temer, 18% acham regular e 5% não souberam responder.

Ingratos com Temer

Para o cientista político Adriano Oliveira, o presidente Michel Temer foi um dos grandes presidentes do Brasil, já que foi um presidente reformista. "Ele teve a iniciativa de pensar o Brasil. Ele atuou de modo semelhante a Fernando Henrique Cardoso e o Brasil precisa de um presidente reformista", disse. "A opinião pública está sendo ingrata com ele. Se não fosse Michel Temer, nossa crise estaria muito pior", afirmou o estudioso.

Ainda de acordo com o cientista político, apesar de ter feito reformas, o resultado das reformas não chegou na vida prática dos brasileiros. "Não houve recuperação econômica pujante. O bem-estar econômico não bateu à porta dos brasileiros e os empregos necessários não foram gerados para sair da profunda recessão que o Brasil mergulhou", disse. "Infelizmente, Michel Temer vai ser um Fernando Henrique Cardoso. Os livros de história irão abordar tanto Fernando Henrique como Michel Temer como presidentes impopulares", completou.

Otimistas com Bolsonaro

A pesquisa também apontou que 75% dos brasileiros acreditam que o presidente eleito Jair Bolsonaro está no caminho certo em relação às decisões tomadas até o momento. De acordo com o estudo, 14% acham que Bolsonaro está no caminho errado e 11% não sabem ou não responderam à pergunta.

Adriano Oliveira diz a expectativa positiva sobre o novo governo já era esperada, visto que o governo atual é muito mal avaliado. "Todo início de governo tem uma expectativa positiva. É importante ressaltar que ele teve uma votação relevante", disse. "Os eleitores, mesmo os que não votaram nele, estão torcendo para que o governo dê certo", completa.