INSEGURANÇA

Loja assaltada no Centro do Recife ressalta clima de insegurança na área

Segundo comerciantes do Centro do Recife, o policiamento não é suficiente e a impunidade fortalece a ação de criminosos

Maria Luiza Falcão
Maria Luiza Falcão
Publicado em 15/12/2018 às 12:54
Foto: Vanessa Falcão/Rádio Jornal
FOTO: Foto: Vanessa Falcão/Rádio Jornal

Na manhã deste sábado (15) um assalto à uma loja de variedades, localizada na Rua da Calçadas, em São José, na Capital Pernambucana, trouxe à tona o clima de insegurança para quem circula no local e comerciantes em geral do Centro do Recife. Por volta das 7h15, o segurança do estabelecimento foi rendido por dois criminosos de moto. Além dele segundo a polícia, dentro da loja, dois funcionários, dois logistas e um cliente foram feitos reféns.

A repórter Vanessa falcão traz os detalhes:

Comerciantes se sentem inseguros

Informações da Câmara dos Dirigentes Lojistas(CDL) do Recife, apontam que mais de 800 pessoas transitaram pelo Centro da cidade, em 2017. Desse número, 88% dos entrevistados não se sentiram seguros ao circular pela região. Neste ano, segundo o proprietário de uma loja de vestuário, Jonathan Almeida, as coisas não mudaram muito. " A minha colega já foi assaltada três vezes. Ela paga um segurança particular, mas eu creio que é mesmo que nada, porque eles chegam, botam [a arma] e é mesmo que nada", desabafa.

O medo também afeta consumidores. A professora Simone Muniz, aproveitou o fim de semana para afazer as compras de Natal, mas sempre de olho em movimentações entranhas, segundo a consumidora, o policiamento é fraco na área." Eu 'tava' na loja a atendente estava em pânico, não queria nem ir na frente [do estabelecimento], porque disse que a loja tinha sido assaltada e ela não consegue mais atender ninguém. Desde que eu cheguei, eu só vi uma dupla", relata.