INVESTIGAÇÃO

Polícia investiga fraude no pagamento de benefício do INSS

A investigação teve início após uma aposentada denunciar o desvio do benefício do INSS de sua conta bancária

Maria Luiza Falcão
Maria Luiza Falcão
Publicado em 18/12/2018 às 15:45
JC Imagem
FOTO: JC Imagem

Cinco servidores do INSS foram afastados das atividadesEnvolvidos podem ser responsabilizados por inserção de dados falsos no sistema, por peculato e associação criminosa.

Foto: JC Imagem

A Polícia Federal (PF) investiga uma fraude no pagamento de um benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Uma aposentada notou que o dinheiro havia sido desviado de conta bancária dela. Após o ocorrido, a idosa formalizou uma denúncia. Além dos desvios bancários, a investigação da PF também apura indícios de cadastros irregulares para empréstimos feitos sem a autorização dos beneficiários. “O grande problema é que há a possibilidade de numa investigação como essa haver servidores desses órgãos envolvidos. Quando isso acontece, essas pessoas podem ser responsabilizadas por inserção de dados falsos no sistema, por peculato [subtração ou desvio] e associação criminosa. Então tudo isso aí será alvo de investigação por parte da Polícia Federal”, destaca o chefe de comunicação da Polícia Federal, Giovani Santoro.

O repórter Felipe Rocha Traz os detalhes da investigação:

Investigações

A Polícia Federal em Pernambuco reforça à população a importância de denunciar casos de fraude no benefício do INSS. A denúncia formal contribui para o avanço das investigações. “A gente vai começar a chamar todos os responsáveis, principalmente pelas agências bancárias que estão envolvidas na questão da concessão deste benefício”, explica Santoro.