FEMINICÍDIO

Mulher é assassinada pelo ex-marido dentro de academia em Itaquitinga

A vítima chegou a ser socorrida, mas não resistiu à gravidade dos ferimentos. Após cometer o crime, o ex-companheiro se matou.

Maria Luiza Falcão
Maria Luiza Falcão
Publicado em 20/12/2018 às 13:01
Reprodução: arquivo pessoa/Facebook
FOTO: Reprodução: arquivo pessoa/Facebook

Uma professora foi morta a tiros pelo ex-companheiro dentro da academia de ginástica onde se exercitava em Itaquitinga, na Zona da Mata Norte do Estado. O crime aconteceu na manhã desta quinta-feira (20). Íris Gabriela Rodrigues da Silva, 32 anos, foi atingida por dois tiros e chegou a ser socorrida para o hospital de Nazaré da Mata, mas acabou falecendo em decorrência da gravidade dos ferimentos.

O principal suspeito de ter cometido o crime é o ex-companheiro da Íris, identificado como Eduardo Ferreira. Após o assassinato, Eduardo cometeu suicídio. De acordo com familiares de Íris, Eduardo era possessivo e matou a ex- companheira por não aceitar o fim do relacionamento.

O caso está sob o comando da Delegacia de Itaquitinga. Ao saber do assassinato da filha, a mãe de Íris passou mal e foi socorrida para a unidade de saúde de Itaquitinga.

Investigações

Em nota, a Polícia Civil de Pernambuco afirmou que está investigando o femicídio de Íris. O caso está sob o comando da Delegacia de Itaquitinga.

Feminicídio

É uma tipificação do crime de homicídio qualificado e se caracteriza pelo assassinato de uma mulher pelo fato dela ser mulher, em decorrência da violência doméstica, ou pela dominação do homem sobre a mulher. Em última instância, o feminicídio significa o controle sobre a vida e a morte.

A pena para um crime de homicídio é de 6 a 20 anos. No caso do homicídio qualificado, incluindo o feminicídio, a pena vai de 12 a 30 anos. A pena é aumentada em até um terço, se for cometido na frente de menores de 14 anos.