Doação

Estoques de sangue do Hemope estão 40% abaixo do ideal no fim do ano

Doações de sangue de qualquer tipo são bem vindas nessa época do ano, quando a demanda aumenta em virtude de acidentes relacionados às festas de fim de ano

Júlio Cirne
Júlio Cirne
Publicado em 26/12/2018 às 18:04
Foto: Juliana Oliveira/Rádio Jornal
FOTO: Foto: Juliana Oliveira/Rádio Jornal

Com as festas de fim de ano, o número de acidentes aumenta e, por isso, aumenta também a necessidade de doações de sangue nos hemocentros de Pernambuco. O mais conhecido deles, o Hemope, já vinha apresentando baixas em seus estoques e, depois do Natal, a situação se agravou ainda mais, com os estoques ficando cerca de 40% abaixo do ideal para o período. Tania Marchesin, assistente social que trabalha na área de captação de doadores do Hemope, conversou com a Rádio Jornal na tarde desta quarta-feira (26) e fez um apelo para que a população apta a doar compareça ao hemocentro.

De acordo com Tânia, a maior necessidade de doações no Hemope são as dos tipos sanguíneos "O+" e "A+", que representam a maioria da população, além de todos os tipos sanguíneos negativos. No entanto, ela ressalta que qualquer pessoa que tenha boa saúde pode comparecer para doar, independente do tipo: "Qualquer pessoa, independente do tipo sanguíneo, ela pode comparecer. Nós estamos ressaltando a necessidade maior, no momento, desse tipo de sangue, porque é a grande maioria da população pertence ao grupo sanguíneo O e A positivos".

Para doar sangue, é preciso possuir boa saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade, ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior e estar alimentado no momento da doação. Além disso, o doador não pode ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas que antecedam a doação.

O Hemope fica na Rua Joaquim Nabuco, nº 171, no bairro das Graças, por trás do Hospital da Restauração e em frente ao Hospital Santa Joana. O atendimento acontece das 7h15 às 18h30. Confira mais detalhes na entrevista.

Ouça:

Para fazer a doação, é necessário levar um documento de identificação oficial com foto e um comprovante de residência. Os doadores que tenham 16 e 17 anos de idade precisam levar também uma cópia do documento dos pais ou do responsável legal.