NATUREZA

Terremoto atinge região do vulcão Etna e deixa feridos

O terremoto de 4,8 de magnitude provocou danos em prédios antigos

Fellipe Leandro
Fellipe Leandro
Publicado em 26/12/2018 às 20:07
AFP
FOTO: AFP

Um terremoto de 4,8 graus de magnitude atingiu a região do vulcão Etna, na madrugada desta quarta-feira (26). De acordo com o Serviço da Defesa Civil, dez pessoas ficaram levemente feridas.

Cerca de 600 pessoas estavam proibidas de dormir em suas casas nesta quarta-feira, devido aos riscos de possíveis tremores. As autoridades disponibilizaram albergues para abrigar a população. Foram abertos Ginásios de esportes para acolher os habitantes do local.

O Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV) informou que o terremoto aconteceu às 3h18 desta quarta (0h18 em Brasília), a apenas 1,2 quilômetro de profundidade.

O forte sismo foi registrado ao sudeste do vulcão, a cinco quilômetros de distância do mar, onde há pequenas comunidades agrícolas e vitícolas. Dezenas de famílias passaram a noite nas ruas, como medida de precaução.

Seis localidades sofreram danos materiais. O campanário da igreja de Santa Maria Santíssima do Carmelo, na comuna de Acireale, desabou. Em outra localidade, os muros de uma casa também foram abaixo.

Vigilância em outra área

Em março a revista “Bulletin of Volcanology” divulgou um estudo mostrando que o Etna desliza em direção ao mar mediterrâneo. A Defesa Civil reforçou a vigilância sobe o vulcão Stromboli, que despertou nesse dia, expelindo fragmentos de lava. De acordo com especialistas, a atividade parece está ligada à do Etna.