Pesquisa

Bolsonaro tem a menor expectativa de otimismo entre os presidentes

O maior índice de otimismo é do ex-presidente Lula (PT), eleito pela primeira vez em 2002

Júlio Cirne
Júlio Cirne
Publicado em 01/01/2019 às 10:40
Fernando Frazão/Agência Brasil
FOTO: Fernando Frazão/Agência Brasil

Uma pesquisa divulgada nesta terça-feira (1º) pelo Instituto Datafolha mostra que o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) é o que apresenta o menor nível de otimismo para início de governo entre os demais mandatários, contados a partir da redemocratização. Em percentual, Bolsonaro tem 65% de otimismo para o início do governo, o que significa que esse percentual de entrevistados acredita que ele fará um bom governo. Ele perde para Collor (71%), Fernando Henrique Cardoso (70%), Lula (76%) e Dilma (73%).

Ainda segundo a pesquisa, 17% dos entrevistados acreditam que Bolsonaro terá um governo regular e 12% acham que o novo presidente terá um governo ruim ou péssimo. Não sabem ou não souberam opinar representam 6%.

O levantamento do Datafolha também mostra que tanto Dilma quanto FHC tiveram o otimismo bastante reduzido depois de reeleitos. O tucano tinha 41% de otimismo da população na véspera do segundo mandato e a petista gerava 50% de otimismo. A pesquisa não foi realizada na ocasião da posse do segundo mandato de Lula.

Vices

Os dois presidentes que assumiram o cargo após processos de impeachment, Itamar Franco (sem partido na época) e Michel Temer (MDB), apresentavam baixos índices de otimismo quando inciaram seus governos. Itamar assumiu depois do impechment de Collor e tinha 18% de otimismo da população. Michel Temer, que assumiu o cargo após o impechment de Dilma, gerava 16% de otimismo entre os brasileiros.

A pesquisa também mostra detalhes sobre a avaliação de otimismo no novo presidente, fazendo recorte de escolaridade e de renda. Os entrevistados com maior escolaridade e renda mais alta tendem a ser menos otimistas com relação ao mandato de Bolsonaro.

O Datafolha entrevistou 2.077 pessoas em 130 cidades, entre os dias 18 e 19 de dezembro. Os números foram divulgados pelo jornal Folha de S. Paulo.