ECONOMIA

Material escolar: saiba quais itens não podem ser exigidos pela escola

A lista com os itens do material escolar é despesa que costuma causar dor de cabeça para os responsáveis

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 02/01/2019 às 17:10
Reprodução/ Internet
FOTO: Reprodução/ Internet

Segundo a Associação Brasileira dos Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares (Abfiae), o preço do material escolar deve subir é média 10% em todo Brasil neste início de ano. Os responsáveis devem ficar atentos ao que pode e ao que não pode ser exigido pelas escolas públicas e privadas para tentar economizar na hora de ir às compras.

“Material de limpeza, de higiene, de expediente, nada disso pode ser exigido do pai do aluno na hora de adquirir esses produtos”, explicou o chefe de atendimento do Procon Recife, Ricardo Samico. Ele destacou ainda que folha de papel ofício, por exemplo, é um dos materiais que não deve estar na lista para os responsáveis.

Confira a entrevista completa:

Denúncia

Ainda de acordo com Ricardo Samico, quem se sentir prejudicado, pode formular uma denúncia na sede do Procon. O telefone para denúncia do Procon Recife é o 0800.2811.311.

O chefe de atendimento do Procon disse que a dica para os pais economizarem é fazer pesquisa de preço nas papelarias.

Entre os itens que não podem ser exigidos estão: álcool hidrogenado, canetas para quadro, materiais de limpeza, tinta para impressoras, entre outros produtos. As escolas também não podem estabelecer marcas especificas ou loja exclusiva para a compra de produtos.