VIOLÊNCIA

Ministro da justiça decide só mandar Força Nacional para o Ceará em caso de "deterioração" da segurança

Durante a madrugada, aconteceram uma série de ataques em Fortaleza e na região metropolitana

Fellipe Leandro
Fellipe Leandro
Publicado em 03/01/2019 às 22:59
Alexia Vieira/ Especial para O POVO
FOTO: Alexia Vieira/ Especial para O POVO

Após as ações criminosas registrados no Ceará e o governador do estado, Camilo Santana (PT) solicitar o apoio da Força Nacional, do Exército e da Força de Intervenção Integrada, o Ministro da Justiça, Sérgio Moro decidiu que só enviará tropas ao Ceará se houver “deterioração da segurança” no estado.

No início da tarde desta quinta-feira (3) foi registrado um motim na Casa de Privação Provisória de Liberdade além de ataques a ônibus. Moro determinou à Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e ao Departamento Penitenciário Nacional (Depen) que tomem as “providências necessárias” para ajudar a conter a violência no Ceará.

Nota na íntegra

MJSP atuará em crise no Ceará

Ministério da Justiça e Segurança Pública determina apuração e repressão imediatas aos crimes ocorridos no estado

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, determinou, nesta quinta-feira (3/1), à Polícia Federal, à Polícia Rodoviária Federal e ao Departamento Penitenciário Nacional que tomem todas as providências necessárias para auxiliar o estado do Ceará no combate aos atos de violência ocorridos ao longo do dia. A decisão visa dar apoio imediato ao estado, solicitado pelo governador Camilo Sobreira de Santana.

Os órgãos atuarão na investigação e repressão aos crimes registrados, incluindo a disponibilização de vagas no sistema penitenciário federal. O ministro Moro sugeriu ainda ao governo do estado a formação de um gabinete de crise, com a integração das forças policias federais e estaduais.

Além disso, a Força Nacional foi mobilizada para se deslocar ao estado em caso de deterioração da segurança.