Solidariedade

Idoso espancado no Pina recebe doações e tratamento dentário

O flanelinha William José de Souza perdeu os dentes após ser agredido pelo empresário Bruno Nunes Elihimas em dezembro

Priscila Miranda
Priscila Miranda
Publicado em 07/01/2019 às 9:26
Foto: Reprodução/TV Jornal
FOTO: Foto: Reprodução/TV Jornal

Na mala do carro, sacos de feijão, arroz, açúcar... Além de alimentos, roupas também. Mas, sobretudo, generosidade. Amor ao próximo.

Lúcio Veiga Filho é dentista e acompanhou a história de seu Williams pela TV. Viu tudo. Desde a imagem onde ele aparece sendo espancado pelo empresário Bruno Nunes, no último dia 29, até o sofrimento de ter perdido todos os dentes por causa das agressões.

Sensibilizado, ele decidiu doar todo o tratamento ao idoso. Incluindo as cirurgias para extração dos dentes que restaram e a fabricação de uma peça dentária. Ao conhecer a realidade e a vida de seu Willian, o dentista foi além. Reuniu amigos, parentes, conhecidos. Todos ajudaram e doaram cestas básicas, e roupas para a família.

“As pessoas se sensibilizaram com a situação dele. Um caso que se tornou público e aí quiseram doar alimentos, roupas, doar ajuda. Através das redes sociais foi que a gente conseguiu juntar ajudas”, disse o dentista.

O idoso mora com a mulher e os nove netos em um cômodo no bairro de Brasília Teimosa, Zona Sul do Recife. O dinheiro que consegue trabalhando como flanelinha é a única renda. Mas ele ainda está sem condições de trabalhar. Por isso, ele e a esposa, a dona de casa Luciene Leão Vanderley, agradecem e muito a ajuda.

“A população que está sendo muito generosa, ajudando muito a gente. O doutor Lúcio também. Uma equipe também trouxe alimento para gente. eu sou muito agradecida à população toda, em geral.”

Esta semana ele segue para o primeiro exame, antes da cirurgia. Ainda sente muitas dores, mas garante que está melhor, quer seguir em frente.

“Quero me recuperar e voltar à luta”, disse o flanelinha.

Prisão

O empresário e bacharel em Direito que agrediu o idoso, Bruno Nunes Elihimas, de 35 anos, já está preso. Ele se apresentou à polícia na tarde dessa segunda-feira (31) e, enquanto prestava depoimento na Delegacia de Boa Viagem, na companhia do advogado, teve a prisão preventiva decretada. Ele foi encaminhado ao Centro de Observação e Triagem Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima, no Grande Recife.

Lesão corporal gravíssima

O caso foi considerado "lesão corporal gravíssima" porque o idoso perdeu os dentes devido aos socos e chutes de Bruno, o que se enquadra no capítulo 2º, inciso 4º do artigo 129 do Código Penal Brasileiro, configurando "deformidade permanente". A delegada Beatriz Leite disse que o flanelinha será encaminhado para fazer exames no Instituto de Medicina Legal (IML).

Depois do feriado de ano novo, o caso ficará sob responsabilidade do delegado Ramon Teixeira, que seguirá ouvindo testemunhas e analisará mais imagens do ocorrido, para averiguar se as versões dadas pelo acusado coincidem com a realidade dos fatos. A defesa de Bruno já adiantou que vai tentar revogar a prisão decretada nessa segunda, sob o argumento de que o caso se enquadra como "lesão corporal leve", o que, segundo o advogado de Bruno, não justificaria um pedido de prisão.

Liberdade condicional

O empresário Bruno Nunes Elihimas estava em liberdade condicional porque já tem passagem pela polícia por receptação e falsificação de produtos fitoterápicos. Ele já ficou 59 dias presos no Cotel.