ARTE

Janeiro de Grandes Espetáculos será estendido até fevereiro

Com mais de 100 montagens, o festival Janeiro de Grandes Espetáculos comemora a 25ª edição e, pela primeira vez, será estendido

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 08/01/2019 às 16:30
Divulgação
FOTO: Divulgação

Começam nesta terça-feira (8) as apresentações do Janeiro de Grandes Espetáculos. O festival que chega à 25ª edição vai, pela primeira vez, durar mais de um mês. Ao todo, mais de cem peças teatrais, de dança e música entram em cena no Recife, em Camaragibe, na Região Metropolitana e em Serra Talhada, no Sertão.

O produtor geral do espetáculo, Paulo de Castro, explica como será a edição.

Confira os detalhes na reportagem de Felipe Rocha:

A abertura, nesta terça-feira (8), será realizada no Teatro Santa Isabel, na área central do Recife, com show de Getúlio Cavalcanti a partir das oito horas da noite. A apresentação também vai contar com a participação do Coral Edgar Moraes e do Bloco da Saudade. Os ingressos custam R$ 10.

Neste ano, o festival vai contar com a participação de 12 grupos teatrais de Brasília.

O festival

No ano em que celebra 25 edições, o Janeiro de Grandes Espetáculos – Festival de Artes Cênicas e Música de Pernambuco prepara um grandioso evento: serão mais de 100 montagens, mais de 20 estreias e duração estendida: vai de 8 de janeiro a 14 de fevereiro. Maior festival de artes cênicas do Estado, traz importantes produções nacionais e privilegia a cena local – não só companhias do Recife, mas de Limoeiro, Petrolina e Caruaru estarão presentes, numa valorização, também, do cenário artístico do interior.

Oferecer ao público uma grade cheia de possibilidades artísticas e estéticas é uma das principais marcas do Janeiro e, em 2019, ela será mantida. Teatro adulto, para infância e juventude, dança e música vão ocupar os teatros Apolo, Arraial Ariano Suassuna, Barreto Júnior, Boa Vista, Hermilo Borba Filho, Santa Isabel, Luiz Mendonça e Marco Camarotti, além do Espaço O Poste e Teatro de Bolso Silvio Pinto. Descentralizando o festival, Camaragibe e Serra Talhada se tornam palcos do evento, com grade que contempla espetáculos de dentro e fora do Estado.

Cinco grandes nomes da nossa arte serão homenageados: o cantor e compositor Claudionor Germano, a bailarina e coreógrafa Fátima Freitas e as atrizes Isa Fernandes, Sônia Biebard e Suzana Costa. Com orçamento reduzido, o festival deste ano deixa de ser competitivo e não fará a entrega do tradicional Troféu Apacepe de Teatro e Dança. ”Nossa resistência será nosso maior prêmio”, diz Paulo de Castro, diretor geral do Janeiro e presidente da Associação dos Produtores de Artes Cênicas de Pernambuco (Apacepe), realizadora do evento.

A programação do Janeiro de Grandes espetáculos pode ser conferida no site do evento.