Exame

Confira os locais onde o mamógrafo móvel da PCR vai estar em janeiro

Prefeitura do Recife oferece mais de 1400 vagas para realização do exame

Priscila Miranda
Priscila Miranda
Publicado em 09/01/2019 às 10:04
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

O mamógrafo móvel da Prefeitura do Recife voltou do recesso nesta quarta-feira (9) e oferece, até o fim do mês, 1440 fichas para realização do exame. O caminhão passará por 15 bairros ao longo do mês, totalizando 18 ações. Em cada uma delas, são ofertadas 80 vagas – 40 disponíveis no horário da manhã e 40 no turno da tarde.

Mulheres interessadas em fazer o exame não precisam agendá-lo, mas precisam ter entre 50 e 69 anos (faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde), levar documento de identificação, cartão do SUS e ser moradora do Recife (comprovante de residência). O resultado é entregue em até 20 dias na unidade de saúde onde o veículo ficou estacionado ou naquela que se localiza mais perto da ação.

Já quem está fora dessa faixa etária deve procurar a unidade de saúde de referência e para pegar encaminhamento.

Balanço – Em 2018, foram feitas em toda a cidade mais de 17 mil mamografias no mamógrafo móvel. Somente em outubro, mês de conscientização sobre o câncer de mama, 3.326 mulheres foram atendidas no caminhão. Outras 517 fizeram o exame no Hospital da Mulher do Recife (HMR) Dra. Mercês Pontes Cunha.

Confira os locais abaixo:

Locais onde o mamógrafo móvel vai passar em janeiro
Locais onde o mamógrafo móvel vai passar em janeiro
divulgação