DENÚNCIAS

PE registrou aumento da violência intrafamiliar contra idosos em 2018

A violência intrafamilitar contra idosos é caracterizada quando há casos de abandono, maus tratos e negligencia nos cuidados

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 11/01/2019 às 14:13
Reprodução/ Internet
FOTO: Reprodução/ Internet

De acordo com os dados divulgados pelo Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa (Ciappi), programa vinculado à Secretária de Justiça e Direitos Humanos, de janeiro a novembro de 2018 foram registradas 379 denúncias intrafamiliar, um aumento de 106 casos comparado ao mesmo período de 2017, quando o programa recebeu 273 denúncias.

A violência doméstica contra a pessoa idosa é caracterizada quando há casos de abandono, maus tratos, negligencia nos cuidados, por pessoas com laços de sangue, como pais e filhos, ou unidos de forma civil, como marido e esposa, e ainda genros e noras.

O secretário de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco, Pedro Eurico, explica os motivos do aumento nas denúncias.

Ainda de acordo com Pedro Eurico, a agressão contra a pessoa idosa pode ser identificada pelos familiares e vizinhos e deve ser denunciada.

Confira os detalhes na reportagem de Cristiano Bassan:

Crescimento no número de idosos

O número de brasileiros e brasileiras com mais de 60 anos, superou os 30 milhões até 2017. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2031 a quantidade de idosos vai superar a de crianças e adolescentes de até 14 anos.