Alterações

Primeiro dia útil após mudança no Terminal CDU é de reclamações

Usuários das novas linhas CDU/Várzea e UR-7/Várzea reclamam de mais tempo de deslocamento

Priscila Miranda
Priscila Miranda
Publicado em 14/01/2019 às 9:38
Luís Carlos Oliveira/TV Jornal
FOTO: Luís Carlos Oliveira/TV Jornal

O primeiro dia útil de mudanças no Terminal Integrado de Passageiros na Cidade Universitária, nesta segunda-feira (14), foi de muitas reclamações. O aposentado Necildo Ferreira Lima pegou ônibus Engenho do Meio e disse que a viagem está mais longa e cansativa. “Agora, é mais de uma hora para ir pra cidade”, disse.

As linhas de ônibus CDU/Várzea e UR-7/Várzea tiveram mudanças nos itinerários. Agora, ao invés de seguirem direto para o centro do Recife, elas vêm para o terminal, onde o passageiro desce e pega o BRT que vai para o Terminal Joana Bezerra ou para a Avenida Guararapes, no centro da cidade.

De acordo com o coordenador de operações do Grande Recife Consórcio de Transportes, Mário Sérgio Cornélio, a mudança foi necessária para atender os estudantes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

“É mais uma fase implantação do Corredor Leste Oeste. Nós tornamos essas duas linhas como alimentadoras do Terminal Integrado da CDU e também ampliamos a opção de deslocamento desses usuários para a Universidade Federal de Pernambuco. Mas o usuário que deseja ir para o centro da cidade necessariamente não precisa ir à Cidade Universitária. Ele pode descer na Avenida Caxangá, atravessar e ir para a estação BRT/Capibaribe ou ir para o Terminal Integrado da Caxangá, utilizando a integração temporal por bilhetagem. Isso é um novo módulo que a gente está implantando, paralelo à integração física.

Opções para os passageiros

O coordenador explica ainda que há a opção para quem não quiser vir aqui para o terminal. “O usuário que realmente queria ir para o centro da cidade tem também a opção de descer na Avenida Afonso Olindense, na Estação Capibaribe, ou utilizar o Terminal Integrado da Caxangá, que também tem linhas de BRT direto, atentando que eles vão trafegar na faixa exclusiva, com uma velocidade comercial bem melhor e menor tempo de deslocamento e com um equipamento muito mais confortável”, finalizou.