Recife

Pacientes reclamam de falta de dermatologistas em posto da PCR

Na Central de Alergologia da Prefeitura do Recife, pacientes enfrentam filas e não conseguem ser atendidos

Priscila Miranda
Priscila Miranda
Publicado em 15/01/2019 às 8:53
Luís Carlos Oliveira/TV Jornal
FOTO: Luís Carlos Oliveira/TV Jornal

Dezenas de pacientes amanheceram o dia nesta terça-feira (15) na porta da Central de Alergologia da Prefeitura do Recife, que fica no bairro de Santo Amaro. Todos na esperança de conseguir um atendimento com dermatologistas. Logo que as portas foram abertas, a notícia que só havia nove vagas para hoje.

Pacientes

A dona de casa Maria Rosileide da Silva estava desesperada. A última vez que conseguiu marcar uma consulta foi em julho do ano passado. De lá pra cá, ela tenta e nada. “Eu já vim essa semana e não estou conseguindo nada. Só dizem que são 10 fichas e tem que chegar cedo, mas tem gente que dorme aqui. O que eu soube, na fila, é que os médicos são desviados para atender plano de saúde, e não a população. As pessoas aqui têm medo de falar porque não são atendidas pelo pessoal do guichê”, reclamou.

A dona de casa Joelma Maria veio de Jaboatão dos Guararapes. Saiu de casa de madrugada para tentar uma ficha e também não conseguiu. “Já tem mais de seis meses que eu to tentando aqui marcar e não consigo. Muitas das vezes, antes de vir, eu ligo, mas eles não atendem. Quando atendem, diz que tem vaga. Hoje mesmo saí de casa de 4h, tentando marcar, chego aqui com minha sobrinha e não consigo marcar.”

De acordo com os funcionários da central que não quiseram gravar entrevista, faltam médicos para o atendimento. Nesta terça, só havia um. Outros estão de férias e alguns se aposentaram.

Resposta da PCR

Em nota, a direção da Central de Alergologia do Recife afirmou que "diariamente são marcados consultas para adultos e crianças, em média 20 para cada especialidade. A equipe pediátrica está completa, com quatro médicos. O atendimento de respiratório adulto, no entanto, está limitado momentaneamente, por causa de uma aposentadoria recente e um pedido de exoneração. A Central afirma que as substituições já estão em andamento".