ENSINO SUPERIOR

Notas do Enem 2018 são liberadas

As provas do Enem foram aplicadas nos dias 4 e 11 de novembro de 2018 e o exame é a porta de entrada para o ensino superior

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 18/01/2019 às 8:18
Marcello Casal Jr./Agência Brasil
FOTO: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Os estudantes já podem conferir seu resultado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou na manhã desta sexta-feira (18) as notas individuais dos participantes, que podem ser conferidas no site do Enem ao clicar na aba "Página do participante".

A nota do Enem é calculada usando a chamada teoria de resposta ao item (TRI), que não estabelece previamente um valor fixo para cada questão. O valor varia conforme o percentual de acertos e erros naquele item.

Acesso ao ensino superior

Com o Enem, os mais de 4 milhões de participantes que realizaram as provas no ano passado podem concorrer a vagas no ensino superior público pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a bolsas em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) e participar do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os estudantes interessados em ingressar no ensino superior em universidades públicas em Pernambuco vão ter mais de 14 mil vagas em graduação disponíveis no Sisu. As inscrições começam na próxima terça-feira.

Saiba mais na reportagem de Ísis Lima:

O primeiro processo que terá as inscrições abertas é o Sisu. Para participar é preciso fazer a inscrição online no período de 22 a 25 de janeiro. Os estudantes já podem consultar, na página do programa as vagas disponíveis. São mais de 235,4 mil, distribuídas em 129 universidades públicas de todo o país. As inscrições para o ProUni poderão ser feitas de 22 a 25 de janeiro e, para o Fies, de 5 a 12 de fevereiro.