Abastecimento

Quatro cidades da RMR terão aumento no racionamento de água

Por causa do baixo volume de chuvas, a Compesa decidiu que vai aumentar o racionamento em bairros de Olinda, Abreu e Lima, Igarassu e Paulista

Priscila Miranda
Priscila Miranda
Publicado em 18/01/2019 às 17:29
Divulgação/Compesa
FOTO: Divulgação/Compesa

Devido ao registro de chuvas abaixo da média nos últimos anos, e após estudos técnicos e operacionais, a Compesa decidiu que a partir de amanhã alguns bairros de Igarassu, Abreu e Lima, Olinda e Paulista, na Região Metropolitana do Recife, vão ter um aumento no regime atual de racionamento de água.

O intuito da mudança é preservar a barragem de Botafogo, que está com a capacidade bastante reduzida, como explica o diretor técnico de engenharia da Compesa, Rômulo Aurélio Souza.

“Hoje a gente tem um volume registrado da ordem inferior a 18%, com aproximadamente 20 milhões de metros cúbicos, então a gente está reduzindo a retirada, a vazão captada desse reservatório em cerca de 230 litros por segundo. Isso gera um desequilíbrio entre a oferta e a demanda, obrigando a Compesa a ampliar a intermitência na região de quatro cidades. Hoje temos um esquema de fornecimento de água de um para cinco e vamos ampliar de um para seis.”

Ainda de acordo com Rômulo, duas obras estão sendo realizadas para tentar sanar alguns dos problemas mais sensíveis de abastecimento em Olinda.

“Uma é o sistema adutor saindo da estação de tratamento de água do Alto do Céu para colocar água na cidade de Olinda, com a vazão de cerca de 300 litros por segundo, isso vai permitir reduzir a área de influência do sistema Botafogo. É uma obra de R$ 10 milhões e a gente espera, em meados do ano que vem, estar com essa obra concluída. Então isso vai, de alguma forma, ajudar nesse equilíbrio da Região Metropolitana Norte. E a outra obra importantíssima, pioneira, é a Olinda Mais Água, que vem com um investimento da ordem de R$ 152 milhões. A gente vem implantando tubulações, adequando as redes de distribuições às condições da necessidade de cada área, substituindo a estrutura que não tem mais condições de operar, de forma a melhorar a questão do atendimento e possibilitar até a eliminação do rodízio de fato nessa localidade da cidade de Olinda.”

Confira os bairros mais impactados:


Olinda - Jardim Brasil, Peixinhos, Vila Popular, Salgadinho, Sítio Novo, Águas Compridas, Sapucaia, Aguazinha, Alto Nova Olinda, Alto da Bondade, São Benedito, Alto da Conquista


Paulista - Pau Amarelo, Nossa Senhora da Conceição, Janga, Maranguape I, Maranguape II, Jaguarana, Jardim Paulista, Arthur Lundgreen I e II, Paratibe, Mirueira


Abreu e Lima - Caetés III, Centro, Fosfato, Desterro, Timbó, Alto São Miguel, Matinha, Planaldo e Alto da Bela Vista.


Igarassu - Centro e Cruz de Rebouças