ITAPISSUMA

Responsável por abrigo de idosos em Itapissuma é suspeito de reter cartões de aposentadoria

Uma operação que reuniu diversos órgãos identificou que os 17 idosos que estavam no abrigo passavam fome

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 18/01/2019 às 7:17
Edilson Alves/ TV Jornal
FOTO: Edilson Alves/ TV Jornal

Um abrigo de idosos foi fechado, nesta quinta-feira, pela Vigilância Sanitária em Itapissuma, na Região Metropolitana do Recife. A operação contou com a presença do Procon de Pernambuco, Delegacia do Idoso, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, Creas e a Delegacia do município.

As 17 pessoas no local passavam fome e tinham cartões bancários retidos. O espaço funcionava na Chacará Oiumá, zona rural do município, e acolhia idosos com mais de 60 anos. Em outubro de 2018, o local já havia sido interditado após serem encontradas diversas irregularidades. Na segunda vistoria, realizada ontem, as irregularidades encontradas no ano passado persistiam: falta de alimentos e remédios e estrutura física precária para acolher homens e mulheres que necessitam de cuidados especiais.

Após a descoberta dos maus tratos, quatro idosos faleceram, como conta a secretária de Assistência Social de Itapissuma, Etiene Tenório:

Cartões retidos

O responsável pela instituição é suspeito de reter os cartões de aposentadoria e efetuar empréstimos consignados. O gerente do abrigo que não teve o nome revelado prestou depoimento na delegacia de Itapissuma e foi liberado.

O proprietário já responde a dois inquéritos pelo crime de maus tratos, sendo um deles em Abreu e Lima.

Estado de saúde dos pacientes

Diante do quadro de saúde debilitado, dois idosos tiveram que ser encaminhados ao hospital da cidade. Os demais foram transferidos para uma unidade voltada a longa permanência no município de Abreu e Lima.