Destruição

Incêndio atinge dois hectares de reserva ambiental em Caruaru

Último incêndio na localidade havia destruído cinco hectares no Parque Natural Municipal Professor João Vasconcelos Sobrinho

Priscila Miranda
Priscila Miranda
Publicado em 22/01/2019 às 8:12
reprodução
FOTO: reprodução

Um incêndio foi registrado na Reserva Serra dos Cavalos, no Parque Natural Municipal Professor João Vasconcelos Sobrinho, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. Pelo menos dois hectares foram queimados na segunda-feira (21). A fumaça chamou a atenção dos moradores próximo à reserva, que acionaram os guias do parque. Eles foram até o local, numa área de difícil acesso, e conseguiram controlar o fogo.

Outro incêndio

As chamas atingiram uma área que estava sendo recuperada de outro incêndio. O Corpo de Bombeiros foi acionado e fez o resfriamento e a vistoria do local. O funcionário do parque ambiental João Francisco foi um dos primeiros a chegar no local do incêndio e conta que teve trabalho para apagar as chamas.

“A gente ouviu pela zoada que estava fazendo no capim e também pela fumaça. A gente pegou o equipamento e partiu para lá. Usamos algumas estratégias que a gente aprendeu aqui no curso e deu certo”, afirmou.

Os incêndios na região são constantes. Outro de grandes proporções aconteceu no mês de novembro de 2018. Quase cinco hectares foram destruídos. Por causa das altas temperaturas, um pequeno descuido pode ocasionar grandes estragos na natureza. O ambientalista e gestor do parque João Domingos denuncia que o incêndio pode ter sido criminoso.

“Todos os indícios apontam para um crime ambiental. Foi uma fogueira que, dentro de uma área de conservação ambiental como essa, de proteção integral, é inaceitável que as pessoas ainda insistam em fazer fogueira e acampar onde não é permitido dentro do parque.”

A polícia vai investigar se foi um incêndio criminoso.