Universidades

Inscrições no Sisu começam nesta terça; estudantes devem ficar atentos

Inscrito do Sistema de Seleção Unificada deve consultar se a nota que tirou é compatível com a média dos outros estudantes para garantir vaga

Priscila Miranda
Priscila Miranda
Publicado em 22/01/2019 às 9:59
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
FOTO: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Começam nesta terça-feira (21) as inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Alunos que queiram disputar as vagas em uma das 129 universidades públicas do Brasil precisam ficar atentos.

Dicas

Este ano, a seleção tem novidades, como explica o professor de matemática Marcelo Menezes. "É importante hoje que o aluno tem que lembrar que é um teste que ele faz e ele não está entrado hoje em definitivo. É colocar a nota dele na página do participante e, depois, às 23h, sai o resultado, que é provisório porque amanhã ele pode voltar a colocar novamente as notas em outro curso, se ele quiser. Trocando, ele terá uma nova classificação para saber como ficou. Ele pode fazer isso até quinta, mas na sexta (25), quando ele colocar a nota dele, a última vez que ele colocar a nota é que vai valer para classificar ou não."

O professor orienta ainda que os alunos devem entrar no sistema nesta terça, na quarta, na quinta, até a próxima sexta para acompanharem em que posição estão e as notas dos concorrentes, lembrando que em Pernambuco, por causa do horário de verão, o sistema é atualizado sempre às 22h.

O professor Marcelo Menezes explica ainda a questão das cotas e quem pode optar por concorrer com elas. "As cotas são ações afirmativas que o governo federal coloca à disposição de pessoas que têm uma renda familiar abaixo de um salário mínimo e meio, pessoas que são oriundas de escola pública e pessoas que se autodeclaram petras, pardas ou indígenas."

As inscrições do Sisu seguem até a próxima sexta-feira (25). O resultado sai no dia 28 de janeiro, na segunda-feira.