CLIMA

Apac alerta que previsão é que chuva continue durante todo o dia

A Apac prevê chuvas com intensidade moderada e pontualmente forte na Região Metropolitana do Recife, nas Zonas da Mata Sul e Norte e no Agreste

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 28/01/2019 às 11:25
Ezequiel Quirino/ TV Jornal
FOTO: Ezequiel Quirino/ TV Jornal

A meteorologista da Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC) Aparecida Fernandes disse que a previsão é de que o cenário de chuvas continue nesta segunda-feira (28). A Agência havia emitido um alerta de precipitações na Região Metropolitana do Recife e Zonas da Mata Sul e Norte. O comunicado se estendeu agora para o Agreste do Estado, com previsão de chuvas com intensidade moderada e pontualmente forte.

“A previsão hoje é de chuvas ao longo do dia e a chuva está mais forte aqui na Região Metropolitana do Recife, mas ainda deve chegar com chuva forte principalmente na Mata Sul”, disse a meteorologista da Apac.

Árvore caída na Rui Barbosa
Árvore caída na Rui Barbosa
Ezequiel Quirino/ TV Jornal

Na capital pernambucana, as chuvas já derrubaram algumas árvores e galhos. Até o momento, cinco registros foram feitos. O primeiro deles na Rua da Amizade, no bairro das Graças, Zona Norte do Recife. Um galho de grande porte caiu e atingiu quatro carros. Ninguém ficou ferido.

O segundo, por sua vez, foi de uma árvore que caiu em cima de um carro na Avenida Rui Barbosa, também no bairro das Graças. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, que foi acionado para o loca, duas pessoas ficaram presas no veículos, mas sem ferimentos.

Duas ocorrências foram registradas em Areias, na Zona Oeste. Uma na Rua Otacílio Pessoa e outra na Rua Macedo Costa. Ambas danificaram residências próximas, mas sem vítimas. Na Zona Sul, um registro foi feito na Rua dos Navegantes.

Socorro

O secretário-executivo da Defesa Civil do Recife, coronel Cássio Sinomar, contou que choveu 63 mm em uma hora, quase 60% do esperado para o mês todo de janeiro.

Sinomar alerta a população que mora em áreas que correm risco de deslizamento de barreira. Segundo ele, são cerca de 65% do Recife é de área de morro e são 470 mil famílias vivendo nesses locais. “A gente pede sempre atenção porque são áreas sempre de risco. Espero que a população tenha atenção especial nesse período”, disse.