ACIDENTE

Saiba quais são os cuidados para evitar choque elétrico

Em 2017, 1.387 foram vítimas de choque elétrico e, desde total, 702 não resistiram

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 29/01/2019 às 14:50
Foto: Reprodução
FOTO: Foto: Reprodução

É sempre importante estar atento aos cuidados com a eletricidade e os riscos de choque elétrico, tanto em períodos de sol quanto nos dias de chuva. Segundo as estatísticas divulgadas pela Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), em 2017 foram registradas 1.387 ocorrências, sendo 702 fatais.

O Corpo de Bombeiros de Pernambuco orienta os cuidados básicos que devem ser adotados para que, em caso de fortes chuvas, como as ocorridas nesta segunda-feira (28) em grande parte do Estado, não se torne um potencial risco para causar acidentes com choque elétrico.

O major Anderson Barros, assessor de comunicação da corporação, explica porque acidentes com eletricidade aumentam em períodos chuvosos.

Barros também alerta para cômodos com infiltração, principalmente nas paredes.

Para eletrodomésticos com vazamentos de corrente, como ferro de passar, geladeira ou chuveiro elétrico, o Corpo de Bombeiros orienta o desligamento do equipamento e o acionamento de um profissional competente para avaliar o funcionamento dos mesmos.

A corporação também orienta a instalação do dispositivo diferencial residencial, que desliga automaticamente toda a energia da residência em caso de sobrecargas elétricas.

Socorro

Em caso de acidentes, é necessário ligar urgentemente para o Corpo de Bombeiros no número 193 ou para o Samu no 192.