LUTO

Presidente da Fecomércio, Josias Albuquerque, morre aos 82 anos

Josias Albuquerque esteve à frente da Fecomércio durante seis gestões

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 02/02/2019 às 14:11
Divulgação/ Fecomercio
FOTO: Divulgação/ Fecomercio

Faleceu, às 10h50 deste sábado (2), o presidente da Federação do Comércio, Bens, Serviços e Turismo de Pernambuco (Fecomércio/PE), Josias Silva de Albuquerque. Aos 82 anos, ele estava internado no Hospital Português, no Recife. A causa da morte foi falência múltipla dos órgãos em decorrência de doença hepática.

"O legado dele fica através das instituições que ele administrou, além de projetos, como escolas, que são trabalhos bastante respeitados. O que fica de memória é uma pessoa alegre, de caráter e empreendedor", afirma Thomas Albuquerque, seu filho.

Albuquerque, que sempre teve veia empreendedora, começou sua carreira no mundo dos negócios na adolescência, desenvolvendo móveis hospitalares para a Metalúrgica Recife. Como técnico, assumiu o controle de qualidade e produção de serralharia mecânica na mesma companhia, primeiro emprego formal que Josias conseguiu.

Autoridades lamentam a morte de Josias Albuquerque:

O presidente do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC), João Carlos Paes Mendonça, divulgou nota lamentando o falecimento: "É uma grande perda para todos nós. Um homem de visão coletiva, ampla e que sempre trabalhou pelo bem do comerciário e dos empresários. Fizemos várias ações em conjunto, desde capacitação até iniciativas focadas no bem-estar das pessoas do setor, sobretudo, do comerciário. Ações pioneiras e que só pudemos fazer porque do outro lado existia o professor Josias com sua determinação e empenho, marcas de sua gestão à frente da Fecomércio. Ele fará falta”, afirmou.

Homenagem

Josias Albuquerque recebeu homenagem do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC), no ano passado, durante o seminário Pernambuco pela Educação, promovido pelo SJCC, no teatro do Sesc Ler Goiana. A homenagem foi em reconhecimento ao comprometimento do presidente da Fecomércio pela Educação e os relevantes serviços em prol do setor.

Velório

O corpo será velado no Salão de Eventos do Sesc Pernambuco, na Rua Treze de Maio, no bairro de Santo Amaro, a partir das 18h deste sábado (2) até às 13h do domingo (3). Seu corpo será cremado no cemitério Morada da Paz, às 14h do domingo (3).

Nota de pesar

A Fecomércio, instituição que Josias presidia, divulgou uma nota de pesar sobre a morte: "É com muito pesar que comunicamos a triste notícia do falecimento do nosso querido presidente e amigo, Josias Silva de Albuquerque. Ele parte deixando-nos muitas lições de amor, amizade, profissionalismo, ética e humildade. Não temos palavras para expressar os nossos sentimentos. Pedimos a Deus que conforte o coração dos familiares e amigos neste momento de tanta dor e também que dê ao nosso presidente e amigo o repouso em seu reino."