CONVOCAÇÃO

Com o apoio do grupo O Bonde, Hemope pede doação de sangue

A tradicional campanha do Hemope e do bloco convoca doadores para reforçar o estoque de sangue para o período carnavalesco

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 05/02/2019 às 17:56
Círio Gomes/TV Jornal
FOTO: Círio Gomes/TV Jornal

Dentro do Hemope o bloco carnavalesco lírico “O Bonde” recepcionou os doadores com a música que já faz parte da campanha há quase 20 anos, nesta terça-feira (5).

O compositor e músico Getúlio Cavalcanti participa da campanha todos os anos e faz a convocação. “Gostaria que todos os pernambucanos e os que não são pernambucanos, mas estão aqui que venham ajudar o Hemope. Sangue é vida. Você está doando a sua vida para as pessoas que muitos necessitam”, contou.

A campanha já virou tradição. Um mês antes do carnaval, o Hemope convoca doadores para reforçar o estoque de sangue. A expectativa é aumentar o número de doações em 20%.

Com o estoque em baixa, o Hemope precisa de todos os tipos de sangue, principalmente aqueles com fator rh negativo e isso ascende o alerta. De acordo com a supervisora de captação de doações, Josinete Gomes, se o carnaval fosse hoje o estoque não tinha condições de atender a demanda.

Sabendo da importância do gesto, a doméstica Maria de Lourdes faz questão de sempre doar sangue.

De acordo com a captadora Josinete Gomes, a doação é um gesto simples, mas que pode salvar muitas vidas.

Como doar

Para doar, é preciso ter entre 16 e 69 anos e ter mais de 50kg. Para os menores de 18 anos, é necessário autorização e acompanhamento de um responsável durante a doação. No caso de maiores de 60 anos que queiram realizar a doação pela primeira vez, a iniciativa deve ser aprovada por um médico. Vale lembrar que o Hemocentro Recife estará funcionando todos os dias (de segunda a sábado), de 7h15 as 18h30, inclusive, nos feriados do período do Momo. Informações pelo: 0800 081 1535.