Segurança

Força Nacional permanece no Ceará por mais 30 dias

A medida no Ceará foi autorizada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro

Portal Brasil
Portal Brasil
Publicado em 09/02/2019 às 9:30
Marcelo Camargo/Agência Brasil
FOTO: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O governo federal prorrogou o apoio da Força Nacional aos órgãos de segurança do Ceará por mais 30 dias. A medida foi autorizada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, nessa sexta-feira (8) e atende a uma solicitação do governo estadual.

Desde o início de janeiro, 400 agentes reforçam as ações de patrulhamento ostensivo em avenidas e pontos de ônibus do estado, além de contribuírem com ações de inteligência, que reduziram os crimes. Nesta fase, um novo plano de atuação será traçado, o que inclui o planejamento para a desmobilização gradativa dos agentes.

O governador Camilo Santana recorreu à ajuda da Força Nacional após o começo de uma onda de violência no Estado, com episódios de incêndios a ônibus e ataques a estações de abastecimento de energia e a carros. As ocorrências foram vinculadas à atuação de facções criminosas que operam na região.

Além da participação da Força Nacional, a estratégia para o restabelecimento da lei e da ordem conta com agentes da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal e do Departamento Penitenciário Nacional. O governo federal também entregou equipamentos de segurança às forças locais e transferiu 40 presos para penitenciárias administradas pela União.