Chuvas

Rio sai do estágio de crise mais de dois dias depois de temporal

Ainda existem 6,8 mil clientes sem energia

Pedro Guilhermino Alves Neto
Pedro Guilhermino Alves Neto
Publicado em 09/02/2019 às 14:04
Tânia Rêgo/Agência Brasil
FOTO: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O município do Rio de Janeiro saiu do estágio de crise às 10h30 de hoje (9), depois de quase 60 horas nesse estado, devido ao temporal que atingiu o Rio de Janeiro na última quarta-feira (6). Em nota, o Centro de Operações da prefeitura do Rio informa que o município retornou ao estágio de atenção às 10h30 deste sábado.

“Equipes da prefeitura permanecem atuando para finalizarem as ocorrências causadas pelos impactos da chuva. Segundo o Sistema Alerta Rio, este sábado está com céu parcialmente nublado a nublado e não há previsão de chuva. Os ventos são de intensidade fraca a moderada e as temperaturas permanecerão estáveis, com máxima prevista de 34°C e a mínima de 19°C”, declarou.

A Avenida Niemeyer foi parcialmente liberada hoje (9) no sistema pare-siga nos dois sentidos, para o trabalho das equipes de emergência da prefeitura na contenção das encostas, remoção da lama e retirada de árvores com ameaça de queda. O tráfego na via é feito de maneira reduzida. A opção para quem trafega entre a Barra da Tijuca e São Conrado é utilizar o Túnel Zuzu Angel.

Falta de energia

A concessionária de distribuição de energia Light informou que ainda existem 6,8 mil clientes sem energia por conta do temporal. A empresa teve de reconstruir 12 quilômetros de rede elétrica, o equivalente a uma ponte Rio Niterói, em 48 horas, por conta do temporal. Em dias normais, seriam necessários de sete a 10 dias para fazer esse trabalho.

De acordo com a Light, a região mais crítica é a comunidade do Vidigal, na zona sul, com 1,2 mil clientes sem energia. “Estamos atuando na comunidade, em parceria com a prefeitura e com a Comlurb [Companhia de Limpeza Urbana] para liberar as vias de acesso. Devido à dificuldade de entrar na comunidade e à complexidade dos serviços, só conseguiremos restabelecer o fornecimento amanhã (10)”, informou.

A Light informou ainda que não há mais grandes de trechos de bairros com interrupções. A empresa atua agora em casos isolados em diferentes pontos da cidade, como Gávea, Jacarepaguá, Tijuca e Barra. Em todas essas regiões, a empresa está com dificuldade de atuação, pois há árvores de grande porte sobre a rede elétrica.

A tempestade da última quarta-feira derrubou 595 árvores pelas ruas do Rio. A concessionária disse que está trabalhando ininterruptamente, com 2 mil profissionais em campo, para restabelecer completamente o fornecimento de energia para as regiões afetadas pelo temporal.